Pular para o conteúdo principal

Ameaça de ataque do grupo Anonymous ao Facebook é falsa


Info Online
Depois que a notícia de que o grupo hacker Anonymous atacaria o Facebook no dia 5 de novembro foi divulgada no mundo inteiro, surgem evidências de que tudo não passa de uma farsa.
A ameaça ao Facebook foi divulgada no YouTube por meio de um canal chamado FacebookOp. O vídeo, publicado no dia 16 de julho, passou despercebido até esta semana, quando foi descoberto pelos noticiários internacionais. O vídeo usa símbolos do Anonymous e é narrado na voz robotizada que o grupo hacker emprega em seus comunicados. Mas a produção é mais descuidada que em vídeos anteriores atribuídos ao Anonymous.
A ameaça chegou a ser ecoada por algumas contas no Twitter, mas não por aquelas tradicionalmente usadas pelo Anonymous em seus comunicados. Tudo isso fez alguns especialistas desconfiarem da autenticidade da ameaça. A negação do próprio Anonymous veio por meio da conta “oficial” do grupo no Twitter, a @anonops: “Parem de mentir. #OpFacebook é falsa. Não matamos o mensageiro. Esse não é o nosso estilo”, diz um post publicado no microblog.
Outra mensagem, na mesma conta do Twitter, sugere que poderia haver dissidentes do Anonymous organizando o ataque. O texto diz: “#OpFacebook está sendo organizada por alguns anônimos. Mas isso não significa que todos no Anonymous concordem com ela.” A confusão deriva, em parte, do fato de o grupo hacker operar de forma dispersa. Assim, mensagens desencontradas atribuídas a ele já apareceram no passado.
Ninguém apontou, até agora, quem seriam os farsantes por trás dessa Operação Facebook. Mesmo assim, pesando os indícios disponíveis, a maioria dos especialistas em segurança acredita que a ameaça seja mesmo uma brincadeira de mau gosto. Ainda bem.

Comentários