Pular para o conteúdo principal

Copa de 2014 deve antecipar chegada da rede 4G no Brasil

Info Online

Aparelhos com suporte ao 4G poderão atingir velocidades de até 60 mbps no Brasil
A Copa do Mundo de 2014 deve acelerar a implantação no país da quarta geração da telefonia móvel (4G). Segundo o diretor do Departamento de Banda Larga do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra de Oliveira, até o início do campeonato, prestadoras de serviços de telecomunicações nas 12 cidades-sede já devem oferecer ao público a nova tecnologia.
Oliveira disse hoje (2) que a implantação da telefonia celular 4G é um dos legados que a Copa deixará para o país. Por isso, o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) trabalham para acelerar as licitações para a oferta dessa tecnologia.
“A Anatel deve licitar o primeiro lote de 4G em abril de 2012”, estimou Coimbra, que participou de um debate sobre telecomunicações promovido pela Câmara Americana do Comércio Brasil-Estados Unidos. “Queremos que, pelo menos, 80% das áreas das regiões metropolitanas de todas as cidades-sede estejam cobertas por redes 4G”.
O nova tecnologia já deve estar disponível na Copa das Confederações, em 2013. O torneio preparatório para o Mundial pode ter até nove cidades-sede e boa parte delas já deve contar a telefonia 4G. “Mas isso não é garantido”, ressalvou Oliveira. Para ele, a oferta da 4G vai marcar a equiparação do Brasil com países de ponta no que diz respeito à telefonia. Pela primeira vez, disse ele, uma nova tecnologia de telecomunicação será implantada no país ao mesmo tempo que está sendo implantada nos países mais desenvolvidos do mundo

Comentários