Minotauro conta como venceu as dores para lutar no UFC Rio

 


Foto: divulgação / Por Edelson Moura
Quatro meses atrás, Rodrigo Nogueira não conseguia andar mas aceitou o desafio de lutar no UFC 134, dia 27 de agosto, para realizar o sonho de lutar no Rio de Janeiro e fazer sua estreia em território brasileiro.
Em vídeo-entrevista ao UFC, “Minotauro” falou de sua vontade de lutar, sentimento que está acima da parte técnica e física. O veterano poderia ter deixado para retornar ao octógono no final do ano, mas o coração e o trabalho em equipe falaram mais alto, e os fãs assistirão ao ícone do esporte em ação contra Brendan Schaub, no HSBC arena.
Nogueira conversou com a repórter Paula Sack e falou da dificuldade que tinha para treinar antes das cirurgias no joelho e no quadril, revelou as dores que sentia e falou da união que predomina no centro de treinamento da Team Nogueira, onde tem se preparado em companhia de grandes atletas do Brasil.
Confira o papo na íntegra
Paula Sack: Com tanta expectativa pela sua estreia e pelo seu retorno, dá pra manter a mesma calma?
Rodrigo Minotauro: Só vendo, nunca lutei no Brasil. A expectativa é grande depois de tantas lutas sempre lutando fora do Brasil, com torcida contra, como naquela vez em que lutei com o Couture, e outras lutas que fiz fora do país. Lutar assim com toda a torcida a favor às vezes cria também um pouco de responsabilidade. O segredo da calma e da autoconfiança é o treinamento e o treinamento está em alto nível, meus parceiros e sparrings são de alto nível e eu vou entrar lá bem preparado e bem focado.
O que será do Schaub hein?
Estou treinando duro. A equipe aqui é heavyweight [peso pesado] e se juntou bem graças a Deus. Por a luta ser no Brasil a gente levou a sério. Temos vários sparrings bons aqui, Chatuba, meu irmão, Rafael Feijão. Às vezes vou lá na X-Gym e treino com o Ronaldo Jacaré, que também é um grande nome. Aqui a equipe tem mais de vinte profissionais com muita disposição para ajudar. Aqui na academia a gente tem uma estrutura boa, mas o grande lance aqui é a amizade. Na luta do Anderson todo mundo se une, na minha luta todo mundo vem, na luta do Cigano também. Eu estou melhor fisicamente então pode desenvolver mais o treino.
Você está zero bala, todas as cirurgias ficaram pra trás e já fazem parte do passado. Já deu pra sentir a diferença no treinamento?
Com certeza, estou mais flexível, mais rápido, mais motivado. Nos últimos três anos acordava e não conseguia levantar da cama para treinar, então me atrasava para os treinos, era aquele trabalho para levantar, pra poder me arrumar, meu quadril estava travado, o joelho estava doendo, tinha que ficar colocando gelo sempre para poder parar um pouco a dor. Antes da luta com o Couture, fiquei quatro dias sem dormir. Estava com muita dor no quadril, não tinha o que fazer para melhorar, então resolvi parar e tratar tudo.
No começo foi um pouco difícil, mas o legal foi a união da turma toda, muita gente falou “não vai Rodrigo porque você não vai estar preparado”, então falei “pessoal me dá um mês para treinar que eu vou mostrar para vocês que eu vou estar preparado”. Aí tive um mês de treino, me juntei com Anderson, Feijão, Thiago Jambo e Cigano, a gente treinou um pouco pra ver como eu estava. Meu primeiro treino foi com o Cigano. Juntou todo mundo, essa junção da equipe inteira é porque o UFC será no Brasil, porque é a minha volta, porque é luta de título do Anderson Silva. O Erick Silva também vai fazer sua estreia no UFC. Foi um momento bom de todo mundo, então aproveitei essa carona na empolgação do time. Você pode ver a academia está cheia e todo mundo treinando. Eu vivo de motivação e desafios e para mim esse foi um bom desafio. Essa motivação de todos foi minha motivação também. E o Pezão chegou agora, faltando um mês e meio para a luta, estamos fazendo sparrings todos os dias e o Cigano também, é todo mundo junto firme e forte.


Rodrigo Nogueira e Brendan Schaub fazem uma das lutas do card principal do UFC Rio, que também marca o retorno de Maurício Shogun contra Forrest Griffin, sem falar na defesa de cinturão de Anderson Silva contra Yushin Okami. Para mais informações sobre o evento, siga o blog Mano a Mano no twitter@EduardoCruzMMA.

Comentários