Secretário fala sobre ônibus antigos na cidade e com placas de outros estados

Por Juliana Ribas
Em matérias anteriores, o Site da Cidade têm apontado as más conservações dos ônibus coletivos em Vitória da Conquista, assim como tem acompanhado as vistorias da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Simtrans). Só não há entendimento da população quanto ao estado desses ônibus circulando nas ruas, mesmo com essas vistorias. Em uma fiscalização do Detran, um ônibus foi autuado por conta dos pneus que estavam ‘carecas’. A frota que circula na cidade á muito antiga e a população é que sofre com isso.
E os problemas não param por aí. Na tarde do mesmo dia, o Site da Cidade esteve no terminal Lauro de Freitas e fotografou em menos de uma hora, três ônibus coletivos com placa de outros estados, que também é ilegal.
Placa de Minas Gerais. Foto: Zé Silva
Sobre este assunto, o secretário de transporte, Luis Alberto Sellman, afirmou ter ciência disso, mas segundo ele, foi feita a opção de descartar esses ônibus, da frota sair da cidade, “por isso nem fizemos questão de troca de placa de município. Alguns ainda continuam aqui, porque passamos por dificuldade de compra de ônibus novo e usado. Na dificuldade, autorizamos a vinda de alguns ônibus de fora para compor uma reserva técnica”, explica. Eles representam 5% das frotas, já que 95% são cadastrados em Conquista, e alguns ônibus estão sendo descartados, como aponta.
Foto: Zé Silva
O secretário falou ainda que todos esses ônibus pertencem à frota mais antiga e que ficam na garagem e só saem de lá, quando outro quebra. Numa única tarde que fotografamos e flagramos três com placas de outros estados, significa que, pelo menos três ônibus haviam quebrado. Quando questionado sobre a mudança imediata de ônibus com placas de outros estados e aqueles em má conservação, ele explica que as empresas de transporte coletivo estão com contrato já vencido, e operando com uma notificação até que se dê a licitação. “Neste momento, as empresas não têm interesse de investir na manutenção, em novos ônibus, porque elas não têm a certeza de que vão ganhar a licitação.”
E acrescenta: “A prefeitura poderia determinar que a empresa trouxesse x ônibus novos, mas isso é um risco que corremos de interrupção no processo licitatório, porque ela pode querer um tempo para amortização de investimento”. Para impedir que isso aconteça, a prefeitura solicitou, pelo menos, que antes mesmo da licitação, as empresas tragam para a cidade, 15 ônibus: 5 para Vitória e 10 para a Serrana. “Isso fará com que a gente melhore esta situação da grande demanda de passageiros, para oferecer melhor conforto nos horários de pico. Luis Alberto aponta ainda que, com a licitação, não mais serão permitidos na cidade aquisição e circulação de ônibus com placas de municípios diferentes. “Todas as frotas devem ser cadastradas em Conquista.”
Mas, a pergunta é: por que então ter deixado chegar a este ponto? A esperança é que este quadro seja modificado com a licitação. Nesta segunda, você vai acompanhar uma matéria sobre o edital de licitação e saber o que vai mudar no transporte público de Conquista.
fonte: http://www.vitoriadaconquista.com.br

Comentários