BARRA DO CHOÇA: Seca causa danos ao município

O Estado da Bahia está passando por um preocupante período de estiagem, que tem prejudicado também Barra do Choça. Alguns moradores das regiões Santo Antônio I e II, Pau Brasil, Morro do São Paulo e Sossego afirmam que 30 a 40% da produção cafeeira está comprometida pela seca.

Com a falta de chuva, a barragem Água Fria II já baixou 2,5 metros do seu volume máximo. Já a Água Fria I está praticamente seca. Por isto, o município foi obrigado a utilizar a barragem de Serra Preta para o seu abastecimento. Devido a este problema, o fornecimento de água em Barra do Choça está sendo feito da seguinte maneira: da meia-noite às 17 horas a água utilizada é da barragem de Serra Preta e da Biquinha; e das 21 horas à meia-noite a água fornecida é da Água Fria II.

Recentemente, a população sentiu diferença na qualidade da água. Até mesmo houve reclamações a respeito de seu “gosto”, que atualmente está com maior salinidade, ocasionado pelo abastecimento da Serra Preta. Por isto, é recomendado que a população faça a coleta de água no horário de fornecimento da Água Fria II, ou seja das nove horas da noite até à meia noite.
Segundo Erick Fabiano Silva, diretor do Departamento de Meio Ambiente de Barra do Choça, existem estudos comprovando que esta seca é a pior da Bahia nos últimos 30 anos. No entanto, a nível local, não é possível assegurar com exatidão este dado. “Considerando o senso comum, podemos afirmar que é a pior seca que ocorreu na última década, considerando a estação em que está ocorrendo”.

É importante que a população fique atenta ao racionamento de água. Não somente no período de estiagem. Mas, sempre estar alerta de o quanto a água é essencial para vida. Por isto, usá-la com moderação já é bom passo a frente na luta pela preservação deste bem pertence a todos.

Fonte:www.barradochoca.ba.gov.br

Comentários