Pular para o conteúdo principal

Sete aeroportos brasileiros iniciam oferta de Wi-Fi grátis à passageiros

Info Online
Sete aeroportos brasileiros iniciaram nesta semana a oferta de internet Wi-Fi gratuita e ilimitada aos passageiros. Desde a última quarta-feira (04) o acesso à internet sem fio está liberado aos passageiros nas áreas de embarque dos aeroportos de Recife, Fortaleza, Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ), Congonhas (SP), Cumbica (SP) e Pampulha (MG).
A partir desta sexta-feira (06) os aeroportos de Brasília e Porto Alegre também irão oferecer acesso Wi-Fi aos passageiros. Ainda neste mês de abril outros aeroportos passarão a oferecer o serviço, como Manaus, Curitiba, Salvador, Natal, Viracopos (Campinas) e Confins (MG). O serviço é de responsabilidade da Infraero, por meio de um acordo assinado com três operadoras (Net, TIM e Linktel) que fornecem o acesso Wi-Fi gratuitamente, em troca de publicidade nos aeroportos.
Neste primeiro momento somente o serviço da TIM está disponível, as outras duas empresas ainda não possuem uma data definida para instalarem suas redes. Devido a essa limitação, a Infraero afirmou que essa primeira fase experimental irá durar sete dias.
Em Cumbica, por exemplo, a rede poderá ser acessada por até 500 passageiros simultaneamente e em Congonhas a capacidade será para até 600 passageiros. Ambas as limitações seriam inferiores à demanda desses aeroportos, que costumam receber mais de mil passageiros por hora.
Como irá funcionar
A internet livre não vai ficar disponível no aeroporto inteiro – somente na área de embarque, depois do raio X. Para utilizar o serviço, ao abrir o navegador o passageiro verá uma tela da Infraero e deverá preencher um cadastro. Para validar o acesso terá de inserir o número do cartão de embarque.
No entanto, a internet gratuita só poderá ser usada a partir do aeroporto de origem, ou seja: se uma pessoa viaja de Congonhas para Porto Alegre, por exemplo, só terá direito a usar a internet no aeroporto paulista. Na volta, se quiser, pode pagar por mais tempo de conexão. Cada acesso único terá validade de seis horas.

Comentários