Sudoeste: Chineses já estão em Guanambi para reiniciarem as obras da Ferrovia Oeste-Leste

Engenheiros foram recebidos pelo presidente da Bamin e pelo prefeito Jairo Magalhães. “Fiol” foi rebatizada de Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto.

Uma comitiva formada por empresários chineses que fazem parte do consórcio que irão gerenciar a retomada das obras da Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto – antiga Fiol – e o presidente da Bahia Mineração (BAMIN), Eduardo Ledsham, estiveram em Guanambi, no último dia 05, para fazer uma visita técnica nas obras do lote de Guanambi. A comitiva foi recebida pelo prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães. Após contato com o prefeito, a comitiva sobrevoou a cidade e o trecho da ferrovia, retornando no fim da tarde para a cidade de Ilhéus, onde está localizado o Porto-Sul, e em seguida, foram a Salvador, onde terão audiência com o governador Rui Costa. A visita é parte final da realização de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, além de trabalhos preparatórios que vão dar as condições para iniciar a construção do Porto-Sul, simultaneamente à retomada das obras da ferrovia formula de lancamento para os próximos meses.
Tudo isso faz parte também do cronograma traçado no Memorando de Entendimento assinado pelo Governo do Estado com as empresas chinesas e a Bamin para financiamento dos projetos, durante a realização da reunião anual do BRICS, na China, ano passado.
Para a deputada Ivana Bastos, presidente da Comissão da Fiol e do Porto Sul na Assembleia Legislativa da Bahia, a visita guiada pelo prefeito é mais uma prova de que a finalização das obras está cada vez mais perto de se tornar realidade. “Estamos nessa caminhada, acompanhando cada passo, contribuindo, questionando porque queremos muito essas obras finalizadas no estado. A visita da comitiva em Guanambi mostra que não estamos parados. Todos nós estamos lutando para ver esses empreendimentos, e as expectativas pela retomada das obras são reais. O trem da Fiol está cada vez mais nos trilhos” afirmou a parlamentar. Ascom – PMG.

Comentários