Grupo de Trabalho do MP alerta para ‘grande risco’ de colapso da saúde no sul baiano

 

De acordo com a Orientação Técnica, o coeficiente de infecção na localidade está acima de um, o que sinaliza para um alto risco de adoecimento coletivo



Foto: Odair Leal/Secom GOVAC
Foto: Odair Leal/Secom GOVAC

 

O Grupo de Trabalho (GT Coronavírus) do Ministério Público da Bahia (MP-BA) para acompanhamento das ações de enfrentamento do coronavírus fez um alerta de colapso para a região sul baiana. Segundo dados de uma Orientação Técnica elaborada pela área técnica do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Cesau) do MP, a macrorregião já registra, em todos os seus 68 municípios, coeficiente de incidência da infecção por Covid-19 elevado.

Os dados foram apresentados na última reunião do GT Coronavírus, realizada na quarta-feira (23).  O encontro virtual contou com a participação dos promotores de Justiça que atuam no sul da Bahia.

De acordo com a Orientação Técnica, o coeficiente de infecção na localidade está acima de um, o que sinaliza para um alto risco de adoecimento coletivo. Atualmente, a região conta com 334 leitos ativos, estando 245 ocupados, numa taxa de ocupação geral de 73%. Desses, 176 leitos são clínicos adultos, com 104 ocupados (59%), e 145 são de UTI adulto, com 136 ocupados (94%).

Até o dia 22 de março, a região sul ocupava a quarta posição entre as macrorregiões do estado com o maior número de casos ativos do coronavírus, e a sétima posição em relação ao quantitativo de pacientes aguardando regulação em leitos de UTI. A região também concentra 12% dos casos de mortes da doença.

Diante dos números apresentados, os promotores deliberaram sobre a necessidade do MP acompanhar, cada vez mais, as providências adotadas em cada cidade para ampliar a rede de assistência médica aos doentes acometidos pelo vírus, solicitando às prefeituras informações relativas aos leitos Covid-19, clínicos e de UTI, e sobre o fornecimento de oxigênio nas unidades de saúde locais.

Participaram da reunião os coordenadores do GT Coronavírus, os promotores de Justiça Patrícia Kathy Medrado e Rogério Queiroz; e os promotores de Justiça das comarcas da macrorregião de saúde Sul, Alice Koerich, Alicia Violeta Botelho, Allan Santos, Fabrício Guida, Inocêncio de Carvalho, Ivelinne Noemi, Juliana Rocha, Leticia Coutinho, Marcio Oliveira, Maria Anita Araruna, Pedro Nogueira, Rafael Lima, Rita de Cassia Pires, Samory Pereira e Susila Ribeiro.

A macrorregião sul é composta pelos municípios Itabuna, Ilhéus, Jequié, Valença, Jaguaquara, Ipiaú, Gandu, Maracás, Camacan, Ibirataia, Itajuípe, Camamu, Ibicaraí, Coaraci, Ubatã, Uruçuca, Wenceslau Guimarães, Ibirapitanga, Ituberá, Maraú, Buerarema, Itacaré, Taperoá, Cairu, Ubaitaba, Itagibá, Itapitanga, Canavieiras, Santa Luzia, Teolândia, Aurelino Leal, Pau Brasil, Diário Meira, Piraí do Norte, Jitaúna, Itagi, Floresta Azul, Una, Mascote, Itapé, Igrapiúna, Manoel Vitorino, Apuarema, São José da Vitória, Almadina, Boa Nova, Nova Itarana, Nilo Peçanha, Brejões, Itiruçu, Barro Preto, Santa Cruz da Vitória, Aiquara, Gongogi, Jussari, Itaquara, Arataca, Planaltino, Itamari, Nova Ibiá. Itaju do Colônia, Santa nês, Lajedo do Tabocal, Lafaiete Coutinho, Barra do Rocha, Irajuba, Cravolândia e Iramaia.

Fonte ; Bahia.ba

Comentários