Pelo segundo dia, Minas Gerais registra recorde de casos de Covid-19 em 24 horas
Por G1 Minas — Belo Horizonte
Minas Gerais registrou, pelo segundo dia, recorde de número de casos de Covid-19 em 24 horas. Desde o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), 13.925 pessoas foram contaminadas e 74 morreram. No entanto, de acordo com a pasta, o programa que cataloga os óbitos enfrentou instabilidades, e a expectativa é de que mortes ainda não registradas entrem nos sistemas oficiais nos próximos dias.
Desde o início da pandemia do coronavírus, foram registradas 22.571 mortes pela doença e 1.067.919 casos em Minas Gerais, segundo a SES.
Ambulância do SAMU — Foto: Reprodução/TV Globo
Do total de casos, 82.614 estão em acompanhamento e 962.734 pessoas são consideradas recuperadas.
Com 4.006 mortes por Covid-19, março já é o mês mais trágico da pandemia em Minas Gerais. O mês já bateu até mesmo o pico da doença no ano passado, em agosto, quando foram registrados 2.566 óbitos.
Conforme a SES, o Ministério da Saúde solicitou aos municípios, no dia 23 de março, a inserção de novos dados no Sistema de Informações de Vigilância de Gripe (Sivep-Gripe), utilizado para o registro de mortes por Covid-19, o que gerou instabilidades no programa e "impactou na contabilização de óbitos feitas no dia 24/03 e publicada no dia 25/03".
Segundo a pasta, "diante do atual cenário e dos últimos boletins divulgados, era previsto um quantitativo de óbitos maior do que o que os sistemas oficiais indicaram". No boletim de quarta-feira (24), 374 mortes foram registradas em Minas Gerais.
Devido à instabilidade, o Ministério da Saúde suspendeu as mudanças, e, de acordo com a SES, a expectativa é de que os óbitos ainda não registrados entrem nos sistemas oficiais nos próximos dias.
Todos os 853 municípios de Minas Gerais já tiveram pelo menos um caso registrado de Covid-19.
Ocupação de leitos
Nesta quinta, de acordo com a SES, há 2.534 pacientes com Covid-19 internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou com suspeita da doença. A taxa de ocupação dos leitos específicos para pacientes com a doença equivale a 93,16%.
Comentários
Postar um comentário