Estados Unidos terminam operações militares no Iraque
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cumpre um dos compromissos de sua última campanha eleitoral e manda retirar a tropa americana que servia no Iraque. A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira 15.
Tanques e soldados americanos deixam o Iraque a partir desta quinta-feira 15/12/11. Foto: CNN
Depois de uma intervenção questionada - à revelia da ONU - no Iraque para supostamente encontrar armas químicas e destruição em massa, os Estados Unidos encerram a operação militar no país árabe com um saldo de milhares soldados mortos e a destruição do regime de Saddam Hussein, sem ter encontrado o que denunciavam. Além de destruir a infraestrutura do país do Oriente Médio, estima-se que mais 150.000 civis morreram durante a ocupação. Apesar de ter instalado um novo governo e preparado a polícia local, a violência urbana (política) continua. Leia a abaixo a reportagem do site da rede CNN, que retratou um momento histórico da saída do exército americano, numa matéria de hoje:
-------------------------
CNN: Os Estados Unidos terminou oficialmente a sua campanha de oito anos e meio militar no Iraque quinta-feira (15), como a bandeira do comando foi reduzida em Bagdá.
O secretário de Defesa Leon Panetta voou para Bagdá na quinta pela manhã para a cerimônia, onde ele prometeu: "Nós não esquecemos as lições da guerra”.
"Nem vamos esquecer os sacrifícios dos mais de um milhão de homens e mulheres dos Estados Unidos das Forças Armadas que serviu no Iraque, e os sacrifícios de suas famílias", disse ele.
Panetta fez uma homenagem aos americanos cerca de 4.500 mortos e mais de 30.000 que foram feridos no Iraque.
Iraq Body Count, um banco de dados público independente, calcula mais de 150.000 iraquianos morreram entre março de 2003 e outubro de 2010, a grande maioria deles civis.
- Fonte: CNN
-------------------------
CNN: Os Estados Unidos terminou oficialmente a sua campanha de oito anos e meio militar no Iraque quinta-feira (15), como a bandeira do comando foi reduzida em Bagdá.
O secretário de Defesa Leon Panetta voou para Bagdá na quinta pela manhã para a cerimônia, onde ele prometeu: "Nós não esquecemos as lições da guerra”.
"Nem vamos esquecer os sacrifícios dos mais de um milhão de homens e mulheres dos Estados Unidos das Forças Armadas que serviu no Iraque, e os sacrifícios de suas famílias", disse ele.
Panetta fez uma homenagem aos americanos cerca de 4.500 mortos e mais de 30.000 que foram feridos no Iraque.
Iraq Body Count, um banco de dados público independente, calcula mais de 150.000 iraquianos morreram entre março de 2003 e outubro de 2010, a grande maioria deles civis.
- Fonte: CNN


Comentários
Postar um comentário