Pular para o conteúdo principal

Veja as novidades do Google para Android, Maps e Google Play



fonte_techtudoTECHTUDO
Empresa apresentou o que será aperfeiçoado em seus principais produtos.

Game “Racer” mostrou o poder de comunicação do Google Chrome em diversos gadgets
O Google aproveitou o seu evento para desenvolvedores, que começa nesta quarta-feira (15), em São Francisco, para anunciar novidades da plataforma Android. A empresa mostrou o serviço de jogos Play Games, que vazou durante esta semana, nova interface para Google Maps e Google+, entre outras novidades.
O evento começou com o vice-presidente, Vic Gundotra subindo ao palco para dar boas-vindas aos presentes e começar o evento. Gundotra chamou ao palco Sundai Pichai, responsável por Chrome e Android, que iniciou a apresentação das novidades sobre o sistema móvel mais usado no mundo.
Pichai começou mostrando como o uso da computação pessoal mudou nos últimos anos. As pessoas deixaram de usar o PC em uma mesa para ganharmobilidade com tablets e smartphones. Logo depois, o executivo ressaltou que Android e Chrome são respectivamente o sistema móvel e o navegador mais usados atualmente.
Gadgets usados atualemente mostrados pelo Google (Foto: Divulgação)
Em seguida, após mostrar alguns números de penetração no mercado, Pichai chamou para o palco o gerente de produto do Android, o brasileiro Hugo Barra, para iniciar a apresentação das novidades do sistema.
Google Maps
A versão móvel do Google Maps receberá uma nova interface, com zoom mais suave e prédios em 3D, além de novas formas de interação com o resultado apresentado no mapa. Nos Estados Unidos o resultado está integrado com outras redes como o Zagat por exemplo, para oferecer ao usuário mais informações sobre um restaurante buscado, por exemplo, como avaliação dos usuários, tipos de pratos, entre outras informações.
Lugares no Maps têm avaluiação de amigos e usuários em um sistema de cinco estrelas (Foto: Reprodução/ YouTube)
Outra novidade é que os restaurantes poderão enviar o cardápio e as promoções do dia para o Google. O usuário poderá consultar essas informações antes de ir para o restaurante. O primeiro estabelecimento a testar este recurso lá nos Estados Unidos é o Starbucks.
O sistema de trânsito ponto a ponto também foi aprimorada para mostrar mais detalhes sobre o caminho que o usuário poderá percorrer, avisos sobre incidentes, direções alternativas, entre outros detalhes. Além disso, um novo botão “Explore” foi adicionado para que os usuários descubram o que fazer no lugar onde estiver. Agora, o Gogole Earth funciona de forma totalmente integrada ao Google Maps, sem precisar de instalação de qualquer aplicativo, utilizando a ferramenta WebGL direto no navegador.
O novo Google Maps poderá fazer um tour de locais internos usando as fotos dos próprios usuários. Ao buscar este local, o usuário poderá olhar dentro do estabelecimento, de forma orgânica e imersiva, apenas trocando de uma foto para outra entre as associadas ao local buscado.
Google Maps permite ver lugares de todos os ângulos, como a Basílica de São Pedro (Foto: Reprodução/ YouTube)
Ao tirar o zoom totalmente, o usuário poderá ver a Terra, sua posição no espaço, a influência do sol na superfície do planeta, e ainda, nuvens geradas em tempo real utilizando o serviços de meteorologia.
Nuvens são exibidas em tempo real (Foto: Reprodução/ YouTube)
Google Chrome
Para demonstrar o poder do Chrome na hora de rodar jogos e a integração do navegador entre diversos dispositivos, usaram um jogo chamado “Racer” na apresentação, onde todas as telas alinhadas formaram uma única pista de autorama. Os carrinhos corriam nesta pista e passavam de uma tela para outra. Na demonstração foram usados um iPhone, um Nexus 4, um iPad mini, um Nexus 10 e um Galaxy Nexus.
Racer integra diversas telas (Foto: Divulgação)
Google Play Games
Na sequência, Barra tentou demonstrar o serviço de jogos da Google Play e chamou três funcionários ao palco para demonstrar o multiplayer, uma das novidades mais exaltadas do serviço. Porém, durante a apresentação, o sistema falhou e as pessoas não conseguiram se conectar para jogar.
Tentativa de jogo multiplayer no evento (Foto: Divulgação)
O serviço de games também contará com sistema de troféus e ranking, e o usuário poderá achar amigos que usam a rede social Google+ para jogarem juntos e compararem seus resultados.
Google Play para tablets
A loja de aplicativos do Google ganhou filtros específicos para quem acessá-la de um tablet, deste modo, ela não mostrará os apps que funcionam apenas em smartphones, por exemplo. Além disso, a guia de “Recomendações” foi aprimorada, para mostrar conteúdo mais contextualizado com um usuário específico.
Google Play Music
Antes em versão beta, finalmente o produto Google Play Music estará disponível para todos os usuários com novos recursos, mas ainda não foi divulgada uma previsão de chegada do serviço no Brasil.
Google Play Music (Foto: Divulgação)
O serviço foi aprimorado e ganhou novas funções, como streaming de música, melhor recomendação de artistas para o gosto do usuário, criação personalizada de listas, entre outros serviços para consumo online de música. O Google Play Music All Access custará US$ 9,99 por mês nos Estados Unidos, cerca de R$ 20,00.
Leia tudo sobre as novidades da Google Play Store.
Galaxy S4 com Android puro
Hugo Barra voltou ao palco para anunciar que a Google Play Store norte-americana terá uma versão do Galaxy S4 com Android puro, sem as alterações da Samsung. O preço será o mesmo já praticado com o aparelho, e estará disponível em junho apenas nos Estados Unidos.
Novo Android (Foto: Divulgação)
Chrome OS e Chromebooks
Sundar Pichai voltou para falar da adoção pelo mercado de Chromebooks e demonstrou como jogos de alta definição podem ser executados em navegadores, como o Chrome, utilizando a plataforma WebGL. A demonstração apresentou toque na tela e outros recursos de interação com o jogo Hobbit, baseado no filme.
Novo formato de imagens
Na sequência da apresentação, o Google anunciou um novo formato de imagens chamado WebP, que tem o objetivo de substituir o JPEG, o formato mais utilizado na internet. Este novo formato proposto pelo Google é 31% menor, mas sem perder a qualidade da imagem. Além disso, ele reconhece uma GIF animada e pode ser incorporada no mesmo formato.
Fotos em WebP são 31% menores (Foto: Reprodução/ YouTube)
Novo padrão para compressão de vídeos
Um dos formatos mais usados na internet atualmente é o padrão H.264. O Google também trouxe uma nova proposta para substituir este formato: o VP9. Este novo padrão pode ter o tamanho 63% menor, sem perder a qualidade da imagem do H.264. O YouTube já terá suporte ao VP9 ainda este ano.
Distribuição de aplicativos educacionais
O Google anunciou um novo serviço para as escolas. Os responsáveis poderão adquirir um aplicativo na Google Play em massa e distribuir para quantos tablets quiserem.
Google Play Education (Foto: Reprodução/ YouTube)
Google+
A rede social Google+ ganhou uma nova interface. Agora, todas as atualizações dos seus círculos aparecem em três colunas organizadas em formatos de “cards”. Uma foto, por exemplo, pode ocupar duas colunas e ganhar maior importância no fluxo de leitura do usuário.
Nova interface do Google + (Foto: Reprodução/ YouTube)
Além de uma nova interface, o Google+ ganhou novidades no Hangouts. O serviço cresceu e ganhou “vida própria”. Descolado do Google+, a ideia é que o aplicativo Hangouts seja uma central unificada de comunicação, via chat ou videoconferência com vários usuários. Algo que funcione como um Whatsapp e Skype na mesma ferramenta.
Para armazenar fotos, o Google+ dedicará 15 GB de espaço de seus servidores para imagens em alta resolução, e espaço infinito para fotos menores. Além disso, a rede social dará suporte para fotos de até 8 megapixels, maior do que outras redes como Facebook, Twitter e Instagram, exemplos dados durante a apresentação.
Capacidade de armazenamento de imagens do Google + subiu de 5 Gb para 15 Gb (Foto: Reprodução/ YouTube)
Recursos de fotos no Google+
A rede social Google+ ganhou vários recursos para melhorar as fotos do usuário assim que é feito o upload para o serviço. Entre os recursos estão a redução da granulação, e filtros para limpar e melhorar a foto.
Entre os novos recursos, estão a seleção automática das melhores fotos para a criação de um álbum. O usuário pode subir todas as fotos de uma viagem, e as melhores fotos são escolhidas baseadas em alguns quesitos como melhor foco, se tem pessoas sorrindo, paisagem, elimina as imagens repetidas, e pronto. Está criado o álbum com interferência mínima do usuário.
Aprimoramentos na busca do Google
O Google Now receberá novos “cartões” ainda nesta quarta-feira (15). Entre eles estão novos lembretes geolocalizados, o novo cartão de trânsito para transportes públicos, integração com o Google Play Music, videogames, livros e outros.
Novos cartões do Google Now (Foto: Reprodução/ YouTube)

O Google personalizou ainda mais os meios para usar a voz ao fazer uma busca. Existem novas formas de perguntar ao Google como “qual é o meu voo”, “mostre-me as fotos da minha viagem a Nova York ano passado”, entre outras sentenças. Durante a apresentação até mesmo a pergunta sobre “qual altura é necessária para andar em uma determinada montanha russa” foi respondida.
Tudo isso funcionará em português também, e chegará em breve para o Chrome, para funcionar exatamente como na versão para Android.
Novidades para desenvolvedores
Hugo Barra mostrou algumas novas API’s que estarão disponíveis para os desenvolvedores. A primeira delas é a API V2, aprimorada para Google Maps. Uma nova API de localização, que utiliza menos de 1% da bateria por hora, também estará disponível para em breve. Outra novidade é o “Reconhecimento de Atividades”, uma API que pode reconhecer via acelerômetro se o usuário está pedalando, caminhando ou está usando um transporte motorizado.
O Android Studio é uma ferramenta apresentada durante o evento, que promete facilitar o trabalho de desenvolvedores na hora de construir seus próprios aplicativos para plataforma Android. A ferramenta apresentada funciona em diversos idiomas, e renderiza em tempo real como o projeto está ficando e como se comportará em diversos tipos e tamanhos de telas. O executivo do Google exaltou que isto pode representar um enorme ganho de tempo para o desenvolvedor.
Ellie Powers, gerente do Google Play, mostrou basicamente uma série de recursos voltados aos desenvolvedores para eles saberem de onde os usuários vieram e se fizeram o download, recurso para traduzir a descrição do app para outros idiomas, e ainda, algumas dicas para aumentar o número de downloads, além de outras métricas que podem ser úteis para quem cria aplicativos para a Google Play Store. Além disso, Powers anunciou um recurso novo disponível para que usuários selecionados testem a versão beta de um app ou jogo, antes que ele seja disponibilizado para o grande público.
Encerramento
No final, um dos fundadores do Google, Larry Page, subiu ao palco para fechar a apresentação inicial do Google I/O. Ele falou como a tecnologia pode ser usada para melhorar a vida das pessoas, e como ela deve ser invisível, fazendo suas ações sem chamar muito atenção.

Comentários