Brasil: Fiat Uno supera VW Gol em fevereiro
Carsale – E a ameaça se converteu em realidade. De acordo com o balanço das vendas de carros novos de fevereiro, publicado nesta quarta-feira (2) pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos), o Fiat Uno, formado pela dupla Novo Uno e o veterano Mille, finalmente destronou o Volkswagen Gol, líder de vendas do mercado brasileiro há 24 anos – e que atualmente também é composto pela dupla Novo Gol e o velho Gol G4. Por enquanto, o hiato é de apenas 28 dias. Mas para a Fiat, o Uno ultrapassar o Gol nas vendas foi uma importantíssima demonstração de força. Líder do mercado nacional em 2010, a montadora italiana iniciou 2011 em segundo lugar nas vendas gerais, superada justamente pela fábrica alemã no mês de janeiro.
Mas a briga está apenas começando. E deve se manter acirrada até os últimos dias de dezembro. De acordo com os números da Fenabrave, o Uno somou 21.470 unidades em fevereiro, pouquinho mais que as 20.989 entregas do Gol no período. Já a diferença entre as duas montadoras nas vendas de automóveis é de apenas 1.441 unidades. No acumulado do ano compreendendo automóveis e comerciais leves, a Volks tem 108.908 emplacamentos contra os 107.467 da Fiat. Na terceira colocação vem a GM (87.488 unidades), seguida pela conterrânea e arquirrival Ford (46.608 unidades) – as “quatro grandes” ainda mantém sua hegemonia diante das demais fábricas, também chamadas de “new commers”.
Renault segue firme em quinta e Toyota cai para nona
A que mais se aproxima da Ford no País é a francesa Renault, que vendeu 24.113 veículos em janeiro e fevereiro desse ano – pouco mais da metade feita pela marca do oval azul. Ainda assim, a Renault segue com folga em relação à japonesa Honda, sexta colocada 17.295 unidades. E a fábrica francesa deve ampliar a vantagem durante o ano, com o início das vendas do sedã médio Fluence, sucessor do Mégane, e o lançamento do SUV compacto Duster (foto), no segundo semestre. No balanço da Fenabrave, o que mais chama a atenção é queda da Toyota (13.419). Antes oitava nas vendas, a marca caiu para nona esse ano, ficando atrás da Citroën (14.522).
O curioso é que o sedã médio Corolla, best-seller da Toyota no Brasil, figurou entre os quinze modelos mais vendidos de fevereiro (veja a tabela abaixo). O modelo somou 4.016 entregas, contra as 2.145 unidades do vice-líder e arquirrival Honda Civic no mês. Outro modelo que surpreendeu foi o Hyundai i30. O hatch médio, líder do segmento, emplacou 3.429 unidades, ficando na décima sétima posição do ranking – e superando modelos populares, como o sedã Renault Logan e a picape Chevrolet Montana. Aliás, impressiona o apetite da marca sulcoreana. Em fevereiro de 2010, a montadora somou quase 14 mil emplacamentos. Esse ano, a Hyundai, que se mantém como a sétima marca que mais vende carros no País, já somou 15.972 entregas.
Mercado geral cresce 18,3% nos dois primeiros meses
Os números de fevereiro da Fenabrave deixaram a indústria (no geral) otimista. No acumulado dos dois primeiros meses de 2011, foram emplacados 488.987 automóveis e comerciais leves no País, total 18,3% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram vendidas 413.120 unidades. O desempenho de fevereiro, além de superar janeiro em 12,5%, também ficou acima das expectativas da própria entidade. Foram comercializados 258.841 carros nos 28 dias do mês anterior contra os 230.146 emplacamentos realizados nos 31 primeiros dias do ano – o volume superou até as 251.447 vendas estimados pela Fenabrave, que projeta um volume total de 3,468 milhões de carros para 2011.
Veja abaixo os 15 modelos mais vendidos no mês de fevereiro:
1º) Fiat Novo Uno/Mille – 21.470 unidades
2º) Volkswagen Novo Gol/Gol G4 – 20.989 unidades
3º) Volkswagen Fox/Crossfox – 13.156 unidades
4º) Fiat Siena – 10.162 unidades
5º) Fiat Strada – 10.047 unidades
6º) Chevrolet Celta – 9.989 unidades
7º) Chevrolet Corsa Sedan/Classic – 9.334 unidades
8º) Fiat Palio – 7.358 unidades
9º) Ford Fiesta hatch – 6.994 unidades
10º) Chevrolet Agile – 6.337 unidades
11º) Volkswagen Voyage – 5.742 unidades
12º) Volkswagen Saveiro – 5.532 unidades
13º) Ford Ka – 5.379 unidades
14º) Renault Sandero – 5.171 unidades
15º) Toyota Corolla – 4.016 unidades
Mas a briga está apenas começando. E deve se manter acirrada até os últimos dias de dezembro. De acordo com os números da Fenabrave, o Uno somou 21.470 unidades em fevereiro, pouquinho mais que as 20.989 entregas do Gol no período. Já a diferença entre as duas montadoras nas vendas de automóveis é de apenas 1.441 unidades. No acumulado do ano compreendendo automóveis e comerciais leves, a Volks tem 108.908 emplacamentos contra os 107.467 da Fiat. Na terceira colocação vem a GM (87.488 unidades), seguida pela conterrânea e arquirrival Ford (46.608 unidades) – as “quatro grandes” ainda mantém sua hegemonia diante das demais fábricas, também chamadas de “new commers”.
A que mais se aproxima da Ford no País é a francesa Renault, que vendeu 24.113 veículos em janeiro e fevereiro desse ano – pouco mais da metade feita pela marca do oval azul. Ainda assim, a Renault segue com folga em relação à japonesa Honda, sexta colocada 17.295 unidades. E a fábrica francesa deve ampliar a vantagem durante o ano, com o início das vendas do sedã médio Fluence, sucessor do Mégane, e o lançamento do SUV compacto Duster (foto), no segundo semestre. No balanço da Fenabrave, o que mais chama a atenção é queda da Toyota (13.419). Antes oitava nas vendas, a marca caiu para nona esse ano, ficando atrás da Citroën (14.522).
O curioso é que o sedã médio Corolla, best-seller da Toyota no Brasil, figurou entre os quinze modelos mais vendidos de fevereiro (veja a tabela abaixo). O modelo somou 4.016 entregas, contra as 2.145 unidades do vice-líder e arquirrival Honda Civic no mês. Outro modelo que surpreendeu foi o Hyundai i30. O hatch médio, líder do segmento, emplacou 3.429 unidades, ficando na décima sétima posição do ranking – e superando modelos populares, como o sedã Renault Logan e a picape Chevrolet Montana. Aliás, impressiona o apetite da marca sulcoreana. Em fevereiro de 2010, a montadora somou quase 14 mil emplacamentos. Esse ano, a Hyundai, que se mantém como a sétima marca que mais vende carros no País, já somou 15.972 entregas.
Mercado geral cresce 18,3% nos dois primeiros meses
Os números de fevereiro da Fenabrave deixaram a indústria (no geral) otimista. No acumulado dos dois primeiros meses de 2011, foram emplacados 488.987 automóveis e comerciais leves no País, total 18,3% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram vendidas 413.120 unidades. O desempenho de fevereiro, além de superar janeiro em 12,5%, também ficou acima das expectativas da própria entidade. Foram comercializados 258.841 carros nos 28 dias do mês anterior contra os 230.146 emplacamentos realizados nos 31 primeiros dias do ano – o volume superou até as 251.447 vendas estimados pela Fenabrave, que projeta um volume total de 3,468 milhões de carros para 2011.
Veja abaixo os 15 modelos mais vendidos no mês de fevereiro:
1º) Fiat Novo Uno/Mille – 21.470 unidades
2º) Volkswagen Novo Gol/Gol G4 – 20.989 unidades
3º) Volkswagen Fox/Crossfox – 13.156 unidades
4º) Fiat Siena – 10.162 unidades
5º) Fiat Strada – 10.047 unidades
6º) Chevrolet Celta – 9.989 unidades
7º) Chevrolet Corsa Sedan/Classic – 9.334 unidades
8º) Fiat Palio – 7.358 unidades
9º) Ford Fiesta hatch – 6.994 unidades
10º) Chevrolet Agile – 6.337 unidades
11º) Volkswagen Voyage – 5.742 unidades
12º) Volkswagen Saveiro – 5.532 unidades
13º) Ford Ka – 5.379 unidades
14º) Renault Sandero – 5.171 unidades
15º) Toyota Corolla – 4.016 unidades
Comentários
Postar um comentário