Deslizamentos de terra deixam doze mortes no RS

Bombeiros usam retroescavadeira para procurar pessoas desaparecidas após deslizamento em Igrejinha. Foto: Álisson Coelho/Especial para Terra
Bombeiros usam retroescavadeira para procurar pessoas desaparecidas após deslizamento em Igrejinha

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, vai vistoriar as áreas afetadas pelas chuvas em Igrejinha neste domingo. A previsão é de que o governador chegue ao município por volta das 9h30 para avaliar os danos ao lado do prefeito da cidade, Jackson Schmidt Padilha.
Chuvas no Rio Grande do Sul
Um temporal com ventos de até 74 km/h atingiu o Rio Grande do Sul na noite de sexta-feira e madrugada de sábado, causando deslizamentos de terras, inundações, cheias de rios, bloqueios em estradas e quedas de árvores e de postes da rede elétrica em vários municípios. Entre os mais atingidos, estão Igrejinha, Fazenda Vilanova, Sapucaia do Sul e Novo Hamburgo. A tempestade deixou 12 mortos.
Em Novo Hamburgo, uma casa desabou e matou três irmãos, Tuane, 13 anos, Evandro, 11 anos, e Gustavo dos Santos Alves, 9 anos. Já em Sapucaia do Sul, um homem morreu eletrocutado por um fio de alta tensão. Edson Miguel Trindade, 58 anos, tentava salvar uma pessoa da enxurrada quando pisou em um fio elétrico. No interior do município de Fazenda Vilanova, o agricultor Ademar Hagemann, 67 anos, morreu quando o galpão onde estava desabou.
Em Igrejinha, um deslizamento soterrou cinco casas, causando a morte de sete moradores. Uma família de cinco pessoas estava em uma casa quando a terra desabou sobre a residência. Os bombeiros encontraram os corpos do pai e da mãe, Fernando Leite de Lima, 43 anos, Iraci Pereira, 41 anos, e dos filhos - Leandro Pereira de Lima, 22 anos, Rafael Pereira de Lima, 9 anos, e Jozelena Pereira de Lima, 19 anos. O temporal também provocou a morte de Marli Teresinha Jardins, cunhada de Fernando Lima. Joshuan Lima, 11 anos, foi encontrado morto depois que a casa onde sua família estava desabou. Outras 20 pessoas foram resgatadas com vida de locais que ficaram tomados pela lama da enxurrada.
Os municípios de Taquari e Pareci Novo enviaram à Defesa Civil estadual o pedido de decreto de situação de emergência. Outras nove cidades emitiram uma notificação preliminar de desastre - Piratini, Igrejinha, Santa Cruz do Sul, Fazenda Vilanova, Montenegro, Tabaí, São Paulo das Missões, Cacequi e Paverama.

Comentários