Pular para o conteúdo principal

Responsável pela contenção da radioatividade em Chernobyl defende o uso da energia nuclear


 
G1
Milhares morrem nas estradas e mesmo assim todos usam carros, compara. Yuri Zelinski coordenou limpeza e construiu ‘sarcófago’ de usina em colapso. Ele desafia nações a buscarem por novas fontes de energia elétrica, de igual eficiência as usinas nucleares.
Yuri Zelinksi dá entrevista em seu escritório em Kiev: apesar de ter vivido o maior desastre nuclear da história, ele defende o uso de energia nuclear
No dia seguinte à explosão do reator 4 da usina de Chernobyl, há 25 anos, o engenheiro Yuri Zelinksi, que então trabalhava numa fábrica de equipamento de proteção para funcionários de instalações nucleares, foi chamado pelo governo soviético para ajudar a coordenar os trabalhos de contenção do desastre em território ucraniano.
Nos primeiros 20 dias, como conta, ele chefiou os “liquidadores”, milhares de homens chamados para fazer a “limpeza pesada” – juntar o material radioativo, evitando que se espalhasse ainda mais. Depois, passou a organizar a construção do “sarcófago”, uma imensa caixa de aço e concreto erguida às pressas para guardar o reator em colapso e seu combustível nuclear.
Como estão as cidades atingidas por acidentes nucleares:
Apesar de ter vivido de perto o maior desastre nuclear da história, Zelinski defende com veemência o uso de energia atômica. “Todo dia, mil pessoas morrem nas estradas. Mas carros ainda são produzidos e todo mundo usa. Os aviões caem, mas as pessoas voam”, compara. “Cada pessoa que diz que devemos desativar as usinas nucleares deveria parar de usar energia elétrica”, defende.

Comentários