Receita amplia em 20% a capacidade para downloads de software do Imposto de Renda 2012
Estadão
Programa ainda não poderá ser baixado em tablets ou smartphones, mas governo já estuda a possibilidade de criar um aplicativo para esses aparelhos; download está disponível amanhã.A coordenadora-geral de Tecnologia da Informação da Receita Federal, Cláudia Maria de Andrade, informou nesta quinta-feira, 23, que o site do Fisco tem uma capacidade para um milhão de “downloads” por dia do programa para o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2012, ano-base 2011. A capacidade foi ampliada em 20%. O programa estará disponível no site do órgão a partir de 8h desta sexta-feira.
A Receita está preparada para receber, em média, 3,5 milhões de declarações por dia. Segundo a coordenadora, essa capacidade também foi ampliada em 20% com base na média de envio de documentos no ano passado. Ela explicou que, nos primeiros dias, a Receita recebe entre 150 mil a 200 mil declarações por dia, atingindo 3,5 milhões de envios nos últimos dias do prazo.
“A Receita minimizou o risco de congestionamento este ano. Temos servidores diferentes para recebimento das declarações e outro para download do programa”, afirmou. O prazo de entrega das declarações de IRPF começa no dia 1º de março e termina em 30 de abril. Ela lembrou que o sistema fica fora do ar, todas as madrugadas, entre 1 hora e 5 horas da manhã.
Cláudia informou também que o programa de IR não poderá ser baixado em tablets ou smartphones. Segundo ela, está em estudo na Receita a possibilidade de se criar um aplicativo para tablets. A Receita tem dúvidas se o custo do programa corresponde à utilidade deste aplicativo. “Estamos em um processo de avaliação porque tem um custo com dinheiro do contribuinte”, destacou o supervisor nacional do programa IRPF, Joaquim Adir.
Receita disponibilizará tutorial
A partir de amanhã estará disponível no site da Receita um tutorial – uma espécie de linha do tempo – com a trajetória que o contribuinte precisa seguir para fazer a declaração do IR. A linha está dividida em quatro etapas, começando com o download do programa até a fase final de restituição.
A secretária adjunta da Receita, Zayda Manatta, informou que o tutorial teve 26,361 milhões de acessos no ano passado. “Foi um sucesso. Os contribuintes aprovaram”, afirmou. Segundo ela, 80 mil pessoas responderam em 2011 ao questionário de satisfação. Deste total, 89% informaram ter encontrado o que procuravam e 95% disseram que as respostas são de fácil compreensão.
A coordenadora-geral de Atendimento e Educação Fiscal da Receita, Maria Helena Cotta Cardozo, destacou que pelo tutorial, além de ter uma visão completa do processo, o contribuinte pode ter acesso a diversos serviços, como retirar o extrato da declaração do IRPF e emitir as guias de DARF para pagamento do imposto devido.
Comentários
Postar um comentário