Pensamento divergente: O caso “David Salomão”

Foto: Blog do Anderson

Por Diêgo Gomes
O meu amigo Paulo Nunes hoje levantou uma questão na Melodia FM que pode alterar a composição da Câmara Vereadores de Vitória da Conquista. Escutei posteriormente o comentário. Discordo dele quando diz, se assim entendi bem, que o vereador Hermínio Oliveira pode ficar de fora caso o Tribuna Regional Eleitoral (TRE-BA) “libere/compute” os votos de David Salomão a favor do PCdoB e dele próprio. Em minhas contas, que fiz e refiz agora, três hipóteses precisam ser levantadas.
1º – Caso David Salomão tenha a candidatura liberada e os votos sejam válidos, vamos ter que ver quantos votos ele teve. Caso ele obtenha 2 mil votos – expectativa minha – (mas caso obtenha apenas 1.300) quem perderia a vaga seria o meu amigo estimado Ricardo Pereira Ricardo Babão, pois o quociente eleitoral passaria dos atuais 7650 para 7746 (em caso de 2 mil votos para David Salomão) ou (7712 em caso de 1300 votos) e o partido de BABÃO, PSL/PPL, obteve 7705 votos.
2º – O PCdoB obteve 21.202 votos. Passaria para os 23.202 votos, caso dos 2 mil votos. Nesse pensamento, o terceiro colocado que foi considerado eleito, Joaquim Libarino e entrou na chamada sobra, ou seja, as cadeiras que não foram preenchidas pelo quociente eleitoral também daria lugar a uma outra pessoa, tornando-se primeiro suplente, já que a sobra do PCdoB seria menor do que a de outros partidos.
3º – Com a mudança no PCdoB, saindo Libarino e entrando Salomão, e Babão estaria de fora por conta do quociente eleitoral e a vaga, pelas minhas contas, seria ou de José Willan (PMDB) ou então de Gilsádio Silveira (PT).
Destaco por fim, que não tenho nada contra a ida do Babão, Hermínio, David Salomão ou mesmo do Libarino para ocupar a cadeira na Câmara.
Fonte: Blog do Anderson

Comentários