Pular para o conteúdo principal

Dilma faz nova caminhada na praia e reforça esquema de segurança em Aratu


Tribuna da Bahia
A presidente Dilma Rousseff – que desde que chegou à praia privativa de Inema, na da Base Naval de Aratu, onde descansa com familiares desde a última segunda-feira e tem adotado uma rotina de reclusão – ontem surpreendeu e aproveitou a manhã ensolarada para fazer uma caminhada pela faixa de areia. Acompanhada por dois seguranças, a presidente chegou à praia por volta das 7 horas e andou por cerca de 10 minutos no trecho da praia de acesso restrito aos militares, onde não pode ser alcançada pelas lentes dos fotógrafos. Na maior parte do tempo, passeou sob a sombra das árvores que margeiam a orla no local, antes de voltar para a área interna da base naval.
Deixando claro que não quer ser incomodada, o esquema de segurança que blinda a presidente é mais amplo do que os aparatos montados, em 1998 e 2009, quando os respectivos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Lula também passaram férias em Aratu.
Diferentemente de anos anteriores, equipes da Polícia Militar da Bahia patrulham permanentemente as ruas que dão acesso à base e até interditaram um pequeno trecho de uma avenida à beira-mar, próximo ao muro que separa a base do bairro de Paripe.
Na terça passada, seguranças da Presidência também tentaram impedir o acesso de jornalistas ao píer localizado no terminal marítimo de São Tome de Paripe, onde fotógrafos conseguem visualizar a praia privativa. A área é patrulhada 24 horas por dia por militares em lanchas e jet-ski. Segundo a assessoria da Presidência, Dilma deve retornar a Brasília apenas no dia 10. No entanto, existe a expectativa que ela participe, no dia 4, na capital federal, do lançamento do primeiro carro global da Ford desenvolvido e fabricado no Brasil, o novo EcoSport.

Contudo, mesmo em férias, a presidente autorizou as ministras do Planejamento, Miriam Belchior, e da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, a tirar 16 dias de férias, a partir de 31 de dezembro. Os despachos da presidente Dilma Rousseff foram publicados no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 29.
Os ministros do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, José Elito Siqueira e da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, também foram autorizados a descansar, mas por um período menor, de quatro dias, entre 2 e 6 de janeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas