Pular para o conteúdo principal

Gerente de banco, esposa e dois filhos são sequestrados por quadrilha em Salinas da Margarida


iBahia
Caso ocorreu na noite desta quinta-feira (13). Polícia achou eles na madrugada desta sexta após ligação de empregada. Bahia é o segundo estado em número de assaltos a banco no primeiro semestre de 2012.
Um gerente do Banco do Brasil, a esposa e dois filhos foram sequestrados na cidade deSalinas da Margarida, a 270 km de Salvador, na noite de quinta-feira (13). Eles foram rendidos por um grupo formado por cerca de 10 homens quando seguiam para casa após o trabalho, situada na cidade vizinha de Nazaré das Farinhas, na região do recôncavo baiano.
De acordo com a delegada Isabel Santo Sé, os reféns foram localizados na madrugada desta sexta-feira (14) amarrados em um matagal que fica às margens da rodovia que liga as cidades. Em estado de choque, o gerente e seus familiares só devem prestar depoimentos na terça-feira (18). Conforme disse a delegada, não é a primeira vez que o gerente do banco sofre esse tipo de crime. Ela conta que a polícia foi comunicada sobre a ocorrência pela empregada da família, que recebeu a ligação da patroa dizendo que ela não precisaria trabalhar no outro dia.
“Por volta das 17h [de quinta-feira], o carro dele foi interceptado por quatro veículos, levaram ele até Nazaré e pegaram esposa e filhos. Eles ficaram amarrados em companhia de quatro dos elementos. Certamente, queriam ver a hora em que o automático do cofre iria funcionar. Nesse interím, pediram para que a esposa do gerente ligasse para empregada e a avisasse que ela não precisaria trabalhar no outro dia, que iriam fazer uma viagem porque um familiar estaria doente. Aí a empregada ligou para a delegacia avisando que alguma coisa estaria acontecendo”, relata.
A Polícia Civil acionou o apoio da Polícia Militar, que foi à casa da família e constatou que não tinha ninguém no local. A delegada informa que a PM começou a procurar as vítimas às 17h de quinta, só as localizando por volta das 1h desta sexta-feira. “[Os criminosos] viram o movimento da polícia e abandonaram as vítimas. Estavam amarradas no matagal. Um dos filhos afirmou para o tenente que os homens estavam fortemente armados e que mostraram um colete com duas bananas de dinamite para o gerente”, afirma a delegada. Há suspeita de que o gerente seria usado como escudo durante a tentativa de roubo ao banco.
Dois dos quatro veículos foram abandonados no local – um Gol e um Cross Fox -, já levados para a perícia. Os integrantes da quadrilha continuam sendo procurados pelas equipes de polícia. O Sindicato dos Bancários da Bahia enviou nota lamentando o ocorrido e afirmando que “bancário é uma profissão de perigo”.
A Bahia ocupa o segundo lugar no Brasil em número de assaltos a bancos no primeiro semestre de 2012. Fforam realizados 37 assaltos a agências bancárias neste ano, o que gerou um crescimento de 8,8% se comparado ao mesmo período de 2011, quando foram contabilizadas 34 ações do tipo. O número é inferior apenas aos do estado de São Paulo, que registrou 99 assaltos em 2012. Logo atrás aparecem Ceará (26), Pernambuco (18), Paraíba (17), Paraná (16) e Mato Grosso (16).

Comentários