MERENDA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ DEIXARÁ DE SER TERCEIRIZADA, AFIRMA CONSELHEIRA

Vânia Duarte, presidente do Conselho Mun. da Merenda Escolar de Jequié. Foto: Gicult
Vânia Duarte, presidente do Conselho Mun. da Merenda Escolar de Jequié. Foto: Gicult



No município de Jequié, a distribuição da merenda escolar tem sido objeto de debates constantes, tanto a qualidade como a forma de gestão. Segundo Vânia Duarte, uma destas pendências vai acabar. “A merenda escolar na rede municipal de Jequié não deve ser mais terceirizada. A Lei Federal (FNDE) estabelece isto para todos os municípios. Além disso, 30% dos itens devem vir da agricultura familiar. Em nossa cidade não estava ocorrendo desta forma”, informou a conselheira.

“O Ministério Público deu o prazo de 60 dias para a Prefeitura crie as condições para centralizar a merenda, ou seja, administrar. Como o contrato com a Lemos Passos encerrou no final do mês de junho, foi contratada emergencialmente outra de Jequié, a Sabores da Terra, para prestar o serviço, no período de transição, por 70 dias”, afirma Vânia.

“Concurso público”

“Porém, pensamos que o município deveria abrir concurso público para merendeiras, pois constantemente acontece a política de capacitação dos funcionários contratados, mas eles não ficam na casa. Isto é prejudicial à qualidade do serviço. Com a mudança, a comunidade escolar precisa abraçar esta tarefa com muito carinho. Outra coisa a lembrar, é que o município precisar restaurar todo patrimônio público ligado a esta atividade, como os fogões, geladeiras e outros materiais”, lembrou

Para concluir, ela afirmou: Nosso papel é trabalhar para tudo dá certo na merenda escolar e não ficar torcendo contra”.
fonte: gicult.com.br

Comentários