Pular para o conteúdo principal

Natal: Fenômeno americano “Black Friday” ganha força no Brasil

Terra
Grandes redes varejistas do país estão aderindo à onda de descontos em produtos eletrônicos, no período que precede as festas natalinas.
Tradicional dia de promoções que ocorre nos Estados Unidos, a Black Friday (Sexta-feira Negra) chega a cada ano com mais força no Brasil. Em busca principalmente de eletrônicos, os consumidores brasileiros acordaram de madrugada para fazer compras em lojas físicas – no ano passado os descontos de até 70% foram oferecidos apenas na internet. O evento, realizado todo ano um dia após o Dia de Ação de Graças nos EUA, marca o início das compras de Natal.
A rede de supermercados Extra abriu as portas às 4h desta sexta-feira, marcando a primera oferta de grande rede em lojas físicas no Brasil, segundo informações confirmadas pelo grupo. Em uma loja de São Paulo, os primeiros a entrar foram direto para o setor de eletrônicos, procurando televisões, notebooks e celulares. Ferros de passar roupas, batedeiras, liquidificadores, também chamaram a atenção, mas a grande atração realmente foram as televisões de LCD, de 32 a 42 polegadas.
Algumas pessoas esperavam descontos maiores, mas outras enchiam seus carrinhos e depois perguntavam o preço. André Luis levou mulher e filho para fazer compras de madrugada. Foram direto atrás de um TV de 32 polegadas, por cerca de R$ 900, mas aproveitaram para comprar outras “coisinhas” que estavam tambem na promoção. Segundo ele, valeu a pena acordar cedo. “É estranho fazer compras de madrugada, mas está sendo uma experiência legal”, disse.
As ofertas da rede Extra se encerram às 0h do dia 26 de novembro. O Black Friday chegou ao Brasil em 2010 com exclusividade pelo site Busca Desconto, que realizará mais uma vez o dia de promoções neste ano. Segundo informações de Pedro Eugênio, fundador e presidente do Busca Desconto, em 2010 cerca de 15 lojas estavam cadastradas no site para participar do evento, que gerou cerca de R$ 3 milhões em vendas. Para este ano a expectativa é maior. Segundo ele, são 50 lojas cadastradas para participar do Black Friday, entre elas Magazine Luiza, Walmart, Saraiva, Netshoes, Polishop, Dell, Apple, entre outras, mas o número pode aumentar para 70.
Uma das lojas em parceria com o Busca Desconto, o Magazine Luiza informou que a cada duas horas, começando a partir das 10h até às 20h, os seguidores da rede nas mídias sociais serão informados sobre cinco ofertas variadas. Serão descontos de até 60% com estoques limitados. Além disso, a loja vai promover um concurso através do Facebook, onde o usuário deve confirmar presença no evento Black Friday Magazine Luiza e responder no mural a seguinte pergunta: “o que você seria capaz de fazer para aproveitar as superofertas da Black Friday do Magazine Luiza?”. As três melhores respostas ganharão R$ 300 para gastar em produtos.
Aproximadamente 2 milhões de pessoas já estão cadastradas no site para participar do evento, mas a assessoria de imprensa do grupo acredita que esse número pode aumentar para 3 milhões. O Busca Desconto realiza as promoções da 0h até às 23h59 desta sexta-feira através do site www.buscadescontos.com.br/blackfriday. A expectativa é registrar até R$ 15 milhões em vendas em 2011.

Comentários