Serviço de streaming Rdio estreia no Brasil em parceria com a Oi
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O serviço de streaming de música Rdio chega ao Brasil nesse mês oferecendo cerca de 12 milhões de músicas disponíveis via internet para todos os dispositivos do usuário assinante. Para os que assinarem o serviço vai ser possível ter acesso ilimitado a essa base crescente de músicas em uma interface baseada no aspecto social de compartilhar e conhecer novos artistas com ajuda de amigos e pessoas que você escolhe seguir.Scott Bagby, vice-presidente de estratégias e parcerias internacionais da Rdio, veio ao país animado com a entrada da empresa no mercado brasileiro. Tanto que os brasileiros são os primeiros fora da América do Norte a receber o serviço, os próximos serão os australianos e os alemães.
Para ele, os brasileiros são excelentes consumidores, pois são early adopters de muitos serviços e têm uma grande paixão por redes sociais e música. “Essa combinação me fez perceber que o Brasil seria o país ideal para começar nossa expansão. Daqui, nós queremos partir para o resto da América do Sul”, disse.
O norte americano sabe da importância de se chegar cedo no mercado de qualquer produto, mas ele explica que mesmo nos países onde concorrentes como Google Music e Spotify já chegaram, ainda não há um mercado consolidado. Sobre o seu principal concorrente, Scott Bagby apenas comentou que “o fato de o Spotify estar no mercado não nos intimida. No fim das contas, o que importa é quem tem o melhor produto”. O mercado de streaming de músicas realmente está no começo, mas Bagby ainda explica que, apesar do serviço da concorrência ser bom, a Rdio oferece um produto diferente – bem mais social.
Apesar da concorrência, a equipe da Rdio, que fez parceria com a operadora Oi aqui no Brasil, está bastante otimista com a adoção no país. Bagby comentou que “as expectativas são tremendas˜ e que espera conseguir cada vez mais parceiros. Além da operadora de telefone, escolhida por possuir muitos clientes (que terão algumas ofertas especiais para eles) e um bom relacionamento com rádios e festivais de música, a Rdio quer expandir para negócios com empresas automotivas no mundo todo. Tudo com o objetivo de tornar a experiência de ouvir música cada vez menos restrita a lugares específicos.
No Brasil, Scott Bagby admitiu que teve algumas dificuldades para instalar a empresa. As leis específicas do país e as negociações com as gravadoras não foram simples. “Existem desafios no mercado brasileiro, mas nada insuperável. Leva tempo e um exército de advogados”, riu.
As discussões com gravadoras são o principal problema, não só aqui. Ainda há músicas que não estão disponíveis de maneira irrestrita para usuários de todos os países e as negociações são constantes. Os pagamentos também foram trabalhados para que seja simples fazê-los localmente. Tudo na Rdio está expandindo no Brasil, inclusive a equipe, que começará a contratar em breve, e o escritório em São Paulo, ainda pequeno.
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