audiência pública discutiu o são joão de jequié

Representantes do Ministério Público e da Prefeitura Municipal de Jequié estiveram reunidos na manhã desta segunda feira (21) no Centro de Cultura Antonio Carlos Magalhães, onde foram discutidos quanto será gasto para realizar o São João de Jequié 2012. Segundo o MP, será gasto cerca de 1,2 milhão de reais só na contratação de bandas. Exemplo disso é a cantora Elba Ramalho, que segundo informações, deverá levar 180 mil reais.
O Secretário de Governo do Município, Luciano Sepulveda, garantiu aos promotores que Jequié está em situação confortável, que não existe situação de risco por causa da seca, já que os reservatórios que abastecem a cidade estão em situação confortável, e citou Vitoria da Conquista que faz racionamento de água. A zona rural ainda não está em estado de calamidade. “Jequié arrecada a média de 15 milhões de reais por mês, esse recurso fica parcialmente comprometido para a folha de pessoal. Deverão ser gastos no São João de Jequié cerca de 1,5 milhão de reais,” disse o Secretário.
O Secretário de Cultura de Jequié, Irailton Santos, fez uma explanação dizendo que o São de Jequié é um bem imaterial da cultura popular baiana; os cortes para contratação dos artistas locais foi drástico, pouco mas de 55 atrações locais e regionais foram contratadas, diferente de 2011 onde foram contratados 120 artistas locas e regionais. O Promotor Marcos Peixoto defendeu uma maior contratação de bandas locais e eliminar as grandes atrações que levam uma grande fatia do orçamento.
A Posição do Ministério Público, segundo o Promotor Luciano Borges, é que existe um clamor da iniciativa privada que um possível cancelamento dos festejos juninos poderia acarretar grandes prejuízos, em seguida propôs aos comerciantes a bancar a contratação de uma banda por serem os maiores beneficiados na lucratividade. Existe o aumento dos gastos na área de saúde, exemplo, aumento no serviço do SAMU e o crescimento no índice de maternidade ocorrido 9 meses depois do São João, comprovado através de estatísticas. “Não tem dinheiro para fazer o concurso, não tem dinheiro para cumprir o estatuto da criança e do adolescente, para a área da saúde e tem orçamento para fazer o São João?” indagou o Promotor Marcos Santos Alves Peixoto.
Presidente da Associação Jequieense de Imprensa, Emanuel Andrade, questionou a questão da segurança, pediu a reativação das câmeras do projeto olhos de gavião, criado para garantir a segurança com a aquisição de 16 câmeras, par isso é preciso a contratação de uma empresa para dar a manutenção dos equipamentos. Questionou também a ausência de representantes dos barraqueiros e empresas de bebidas na audiência pública.
Fonte: junior mascote

Comentários