Vodafone quer entrar no Brasil através da TIM

A estratégia da operadora inglesa é comprar a parte da Telefonica na Telco, a holding que controla a Telecom Italia

A Vodafone tem mais de 341 milhões de clientes e está presente em todo o mundo
A Vodafone tem mais de 341 milhões de clientes e está presente em todo o mundo (Getty)
A Vodafone, uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo, está de olho no Brasil, informa reportagem do jornal O Globo. De acordo com uma fonte envolvida nas negociações, a operadora inglesa, presente em 25 países, pretende entrar no país através do grupo Telecom Italia, dona da TIM Brasil.
As conversas envolvem a Telefónica, que acabou de comprar a parte da Portugal Telecom na Vivo por 7,5 bilhões de euros. É que a operadora espanhola é dona ainda de 42,3% da Telco – holding que controla a Telecom Italia por ter 24,5% das ações da companhia. A Telco é composta ainda pelo banco de investimentos Mediobanca (10,6%), o Intesa Sanpaolo (10,6%), a Assicurazioni Generali (28%) e o fundo Sintonia, da família Benetton (8,4%).
“O acordo de acionistas da Telco terá de ser renovado em abril de 2011. Até lá, os acionistas atuais terão de conversar para saber quem sai e quem entra. É por isso que a Vodafone já está conversando com os espanhóis. Com esse investimento, os ingleses entram no Brasil pela TIM e ainda vão fazer uma série de sinergias com o expertise da Vodafone. A Telefónica terá de sair da empresa italiana já que, por comandar sozinha a Vivo, poderá haver conflito de interesse”, disse essa mesma fonte, garantindo que as empresas de telefonia da Europa têm fácil acesso à crédito por terem um fluxo de caixa garantido.
O negócio poderá, contudo, enfrentar a concorrência dos franceses da Vivendi, que no fim do ano passado venceram a disputa com a Telefónica e compraram a GVT (empresa de telefonia fixa presente em diversos estados do Brasil). Entre as empresas da Europa, a Vivendi é uma das menores companhias
Fonte: veja

Comentários