Pular para o conteúdo principal

Apple trocará Google Mapas por sistema 3D próprio no iPhone 5


Info Online
O Google Maps pode deixar de ser o serviço de mapas padrão do iPhone. Segundo o site 9to5Mac, a Apple vai abandonar a ferramenta do Google e substituí-la por um sistema desenvolvido por ela própria. O novo app deve estrear na próxima versão do sistema operacional iOS, chamada iOS 6. Para o usuário, a principal novidade será um novíssimo modo 3D.
A Apple vem se preparando para a troca há algum tempo. Ela já comprou três empresas na área de mapeamento – Placebase, C3 Technologies e Poly9. Até agora, embora a empresa da maçã controlasse o app usado para exibir os mapas no iPhone, eles vinham dos servidores do Google, como no serviço Google Maps na web. Segundo o 9to5Mac, o novo app da Apple vai ter o mesmo nome do atual –Mapas. O ícone que o representa será redesenhado, mas vai conservar o mapinha mostrando o local da sede da Apple, em Cupertino, na Califórnia. Um recurso similar ao Google Street View, desenvolvido pela empresa sueca C3 Technologies, será incorporado aos mapas.
É dessa empresa, também, o modo 3D, que desenha mapas em três dimensões na tela. A tecnologia foi desenvolvida para uso militar, sob encomenda da fabricante sueca de aviões Saab, que já foi dona de parte da C3 Technologies. Nos mapas 3D da empresa, cada pixel tem uma profundidade associada. Essa informação, obtida de fotografias aéreas, é usada para acrescentar a terceira dimensão ao mapa.
Outro recurso que deve estar presente nos mapas da Apple é o de informações de trânsito. A própria empresa adiantou isso em abril do ano passado, num comunicado sobre os serviços de localização do iPhone. O texto diz: “A Apple está coletando informações de tráfego anônimas para montar uma base de dados ‘crowd-sourced’ com o objetivo de oferecer, aos usuários do iPhone, um serviço de tráfego melhorado nos próximos anos”.

Comentários