Pular para o conteúdo principal

Durante evento, Tim Cook nega iPhone 5 maior e ataca Windows 8


Info Online
CEO da Apple alfinetou a Microsoft, dizendo que considera apenas o “Android”, do Google, como um concorrente importante.
O principal executivo da Apple, Tim Cook (51), participou ontem da conferência “D: All Things Digital”, promovida pelo Wall Street Journal, em Nova York, onde foi sabatinado por dois jornalistas da publicação americana. A conversa foi a primeira grande entrevista de Cook após se tornar CEO da Apple e sua primeira participação no evento.
No passado, o próprio Steve Jobs aceitou participar das discussões e, numa delas, protagonizou um histórico debate lado a lado com Bill Gates. Durante a conversa com os jornalistas Walt Mossberg e Kara Swisher, Cook disse que é uma missão difícil substituir Steve Jobs, manteve o estilo de seu antecessor ao negar informações sobre os próximos produtos da Apple e fez críticas ao Windows 8, próxima versão do sistema operacional da Microsoft.
- Desafio de inovar sem Jobs - “Eu tenho a missão de manter a cultura de inovação da Apple que Steve Jobs criou. Nós estamos focamos em criar produtos incríveis e estou certo que há muitas áreas em que podemos criar produtos inovadores. Na Apple nós não aceitamos algo que esteja razoável ou bom. Nós queremos apenas o melhor e, muitas vezes, refazemos um projeto que está ótimo pois percebemos que ele pode ficar ainda melhor”
- A relação com Steve Jobs - “Nós éramos pessoas próximas e eu acompanhei tudo (os últimos meses de vida de Jobs) de perto. Posso dizer que foram os dias mais difíceis da minha vida e que foi muito triste perdê-lo. Da minha relação com ele, o que posso dizer é que aprendi a ter foco. Para criar coisas incríveis, é preciso ter foco. Jobs era muito bom nisso.
- Os segredos da Apple e a China - “Vamos continuar a desenvolver produtos secretamente. Está é uma característica nossa e não há motivos para mudar. Nós queremos ser mais transparentes, no entanto, a respeito de nossos parceiros e fornecedores. Estive na China nos últimos meses e vi que muitos trabalhadores pedem para fazer horas extras, eles querem voltar das fábricas para seus vilarejos com o máximo de dinheiro possível. Mas nós entendemos que há um limite e as horas extras devem diminuir. Nossa relação com parceiros e fornecedores será cada vez mais transparente. Não consideramos controlar as fábricas diretamente, há coisas que fazemos muito bem (projetos) e outras que é melhor outros agentes fazerem (montar hardware). Eu considero produzir mais componentes nos Estados Unidos, na verdade, já fazemos isso. Há muitas peças de silício fabricadas no Texas. Mas a montagem deverá seguir na China. É assim que trabalha toda a indústria.

- iPhone com tela maior? - Não vemos sentido em criar um novo tamanho de tela. Uma das vantagens do iPhone, que é o melhor smartphone, para os Androids é que nós temos um tipo só de tela. Os desenvolvedores não precisam criar aplicativos para diferentes tamanhos.
- iTV chega este ano? - Não falamos sobre projetos futuros. Posso dizer que criaremos produtos incríveis. Há muito espaço na indústria onde podemos inovar, onde podemos melhorar a percepção do consumidor.
- Windows 8 - A Microsoft criou um único sistema para usar no celular (Windows Phone), no tablet e no notebook. Por enquanto, no mercado de smartphones, nosso rival é o Android. Eles (a Microsoft) não conseguiram muito espaço. Já para os tablets eu não acredito nesse modelo (usar o mesmo OS do computador), pois tablet é um produto diferente do computador. Eu adoro meu iPad e uso ele para muitas coisas, mas quando pego meu MacBook, eu preciso de um outro sistema operacional.

Comentários