Pular para o conteúdo principal

Facebook perde 11,4% de seu valor no 1º dia pós IPO na Nasdaq


Info Online
Investidores, frustrados por não conseguirem comprar papeis da rede social, já falam em “alívio”.
As ações do Facebook fecharam o pregão da Nasdaq, nesta segunda-feira (21), em baixa de 11,43%. Este foi o primeiro dia útil após o IPO da rede social, realizado na sexta-feira (18). Oferecidas na sexta-feira a 38 dólares, as ações fecharam seu primeiro dia na bolsa eletrônica com alta mínima de 0,6%, vendidas a 38.15 dólares.
Para analistas, o Facebook definiu um preço muito elevado para a estreia de seus papéis na Nasdaq, o que fez as ações da companhia terem uma pequena valorização no dia do IPO. Em contrapartida, o patamar elevado ajudou a rede social e seus acionistas individuais a arrecadar um valor elevado com o IPO. Ao todo, o Facebook captou 16 bilhões de dólares com a oferta de ações. Nesta segunda-feira, os papéis do Facebook fecharam em forte baixa. O principal comprador de papéis da rede social, o banco Morgan Stanley, não estaria apoiando as ações da rede social de forma forte o suficiente.
A expectativa do Facebook era que a instituição financeira continuasse comprando seus papéis para forçar uma alta das ações, sinalizando para outros investidores que vale a pena investir na rede. Sem esse movimento, pequenos e médios investidores estariam desconfiados de que o Facebook não será capaz de continuar se valorizando.
Problemas
No primeiro trimestre de 2012, o Facebook apresentou faturamento de US$ 1 bilhão, alta de 45% sobre igual período do ano passado. Apesar disso, os investidores desconfiam da capacidade da rede social em ampliar a monetização de seus 900 milhões de usuários, especialmente quando eles migram para dispositivos móveis, como smartphones, plataforma menos amigável para a publicidade.

Há também desconforto com o fato das receitas do Facebook dependerem excessivamente da Zynga, fabricante de games sociais. Atualmente, quase 20% da receita da rede social está vinculada a serviços e produtos da Zynga.
Os seguidos problemas judiciais do Facebook com antigos acionistas e as discussões legais sobre violação da privacidade dos usuários também geram insegurança nos investidores, bem como o fato da companhia ser conduzida quase que exclusivamente por Mark Zuckerberg, supostamente avesso à interferência de conselheiros especialistas em administração. Mesmo com a venda de cerca de 14% dos papéis do Facebook no mercado de ações, Zuckerberg mantém o controle sobre 56% dos votos que elegem o Conselho de Administração da companhia.
O mau desempenho dos papéis do Facebook vai na contramão da previsão de vários analistas. Dois dias antes do IPO, Jim Krapfel, analista da Morningstar, afirmou que os papéis da rede se valorizariam 50% já nos primeiros dias de negociação em bolsa. “Eu acho que qualquer aumento acima de 50% vai ser considerado um sucesso e qualquer coisa abaixo disso será insignificante”,disse Krapfel.
Repercussão
A baixa no valor do Facebook deixou aliviados os investidores que tentaram, sem sucesso, comprar papéis da rede social no dia do IPO. O empresário Curtis Arnold, por exemplo, tentou comprar ações do Facebook dez vezes durante a sexta-feira, por meio de sua corretora online E*Trade Financial. Em cada tentativa que ele fez para comprar 25 mil dólares em ações, o site da E*Trade ficou fora do ar ou ele recebeu uma mensagem de que a negociação da ação havia sido interrompida, disse Arnold à Reuters.
“Eu finalmente fiquei tão frustrado que desisti”, afirmou. Agora que a ação está sendo negociada 11 por cento abaixo do valor original de 38 dólares por ação, Arnold disse que está aliviado.”Vendo como a ação está agora, estou grato que meu pedido não tenha sido feito”, afirmou. Seja por falhas de negociação, ou apenas por uma incapacidade de ter acesso às ações do Facebook antes da oferta pública inicial de ações, muitos investidores que perderam na sexta-feira agora dizem estar melhor assim.
Nas últimas semanas investidores estavam pressionando seus consultores financeiros para tentar ter acesso ao esperado IPO da rede social. Quando os consultores disseram a alguns de seus clientes que não conseguiram comprar as ações, muitos se sentiram extremamente desapontados, afirmaram os consultores. Mas não agora. O grande salto das ações do Facebok que muitos analistas esperavam não aconteceu. O maior valor que o papel atingiu após abrir em 42,05 dólares, foi 45,00 dólares. A ação fechou a 38,23 dólares.
Um consultor do Morgan Stanley afirmou que uma cliente que não conseguiu comprar as ações antes do IPO, ligou dizendo que “sentiu como se houvesse desviado de uma bala.” Dave Cohen, um diretor gerente de uma empresa de pavimentação, afirmou que ficou muito decepcionado quando seu consultor disse na semana passada que não pode conseguir as ações do Facebook antes do início das negociações.”Foi realmente decepcionante, mas agora isso se converteu em um alívio”,disse. “Agora estou simplesmente feliz de não ter tido nada a ver com isso.”

Comentários