ABERTAS AS INCRIÇÕES PARA O IFBA EM JEQUIÉ

Blog de juniormascote : BLOG JUNIOR MASCOTE, ABERTAS AS INCRIÇÕES PARA O IFBA EM JEQUIÉ
As inscrições para o primeiro processo de seleção dos alunos do Instituto Federal da Bahia (IFBA) - Campus Jequié - serão gratuitas e poderão ser feitas no período de 11 a 25 de janeiro, no site da instituição www.ifba.edu.br As provas serão aplicadas no dia 20 de fevereiro e as aulas vão começar no dia 14 de março de 2011.

Inicialmente, serão oferecidos dois cursos: Técnico em Informática e de Eletromecânica, mas, com o tempo, oferecerá alternativas, inclusive, cursos de licenciaturas, com o padrão de qualidade que marca a trajetória da instituição. São cursos voltados para quem concluiu o 1º grau (curso integrado) e para quem tem 2º grau completo (curso subsequente).

Técnico em Informática

Atua em operação e programação de computadores, na instalação de redes, administração e manutenção de Hardware, bem como em treinamento e suporte aos usuários de computadores. Ao cumprir com a carga horária total, será atribuído o Diploma de Técnico em Informática, que possuirá, dentre outras, as seguintes competências: Instalar e configurar computadores, isolados ou em redes, periféricos e software; Selecionar programas de aplicação a partir da avaliação das necessidades do usuário; Aplicar linguagens e ambientes de programação no desenvolvimento de software; Identificar arquitetura de redes; Identificar os serviços de administração de sistemas operacionais de rede; Avaliar e especificar necessidades de treinamento e de suporte técnico aos usuários; Participar na construção de sistemas de apoio gerencial e produtivo.

Eletromecânica

Desenvolve atividades de coordenação e assistência técnica em planejamento, avaliação, controle, instalação, montagem e manutenção de sistemas eletromecânicos. Habilitado para: Coordenar tecnicamente equipes de trabalho que atuam na instalação, montagem e manutenção de máquinas e equipamentos em geral; trabalhar em processos industriais automatizados (automação industrial); adotar normas técnicas de saúde, higiene e segurança no desempenho de suas funções; inspecionar e executar o controle de qualidade; adotar normas técnicas, manuais, tabelas e especificações de catálogos no desenvolvimento de projetos, em processos de instalação e manutenção de máquinas e de equipamentos em geral; utilizar ferramentas assistidas por computador na elaboração de projetos ou na execução de programas de manutenção; elaborar custos de manutenção de máquinas e equipamentos (relação custo-benefício); avaliar as características e propriedades dos materiais; realizar atividades de programação e orientação na execução de peças, componentes e máquinas eletromecânicas.

O IFBA - Campus Jequié - foi construído no bairro da Cidade Nova através parceria envolvendo a Prefeitura Municipal e o Governo Federal. 
Fonte: Jornalista Souza Andrade.

Comentários