COORDENADORES PEDAGÓGICOS DA BAHIA AGUARDAM CONVOCAÇÃO.

a pergunta atual dos educadores do estado

Candidatos aprovados no concurso público da Secretaria Estadual da Educação para coordenador pedagógico, realizado em 2005, se queixam de que ainda não foram chamados para trabalhar. Enquanto isso, faltam profissionais nas escolas de toda a Bahia.
No Colégio Alfredo Dutra e outras escolas estaduais não tem coordenador pedagógico: o profissional responsável pela metodologia de ensino e orientação dos professores. Como solução provisória uma única coordenadora se desdobra entre o colégio, outras escolas e a Direc/14.
O problema se repete na maioria das mais de 1.700 escolas estaduais. Apenas 600 têm coordenador pedagógico. 'Se pagou R$90 por uma inscrição mais custo de envio de títulos e até hoje não tivemos nenhum retorno. As informações são vagas', alega um dos aprovados no concurso de 2005.
'Há um quadro de carência real, o governo reconhece isso, mas nós precisamos fazer o dimensionamento do quadro. Apesar de aprovados no concurso, de ter previsto a convocação para 2007, não existia na peça orçamentária a dotação para isso', justificou o superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Educação.
A formação do coordenador pedagógico é feita nas Universidade. A professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Iracy Alves, avalia com preocupação a falta dos profissionais nas escolas baianas. 'O nível de qualidade fica comprometido com a ausência desses profissionais', alerta a professora.
O grave problema dos coordenadores do Estado da Bahia expõe a atual situação do Curso de Pedagogia . Os Pedagogos se vêem impedidos de exercer a profissão. "O governo realizou recentemente um concurso público para professor e os milhares de pedagogos do estado foram esquecído."

Comentários