ALUNOS DE ESCOLA TENTAM MATAR COBRA PÍTON DE 6,5 METROS NO ZOOLÓGICO DA MATINHA.

TRÊS ALUNOS , NA TARDE DE QUARTA (18), JOGARAM PEDRAS GRANDES NA CABEÇA E NAS COSTAS DA COBRA, QUE FICA EM UM POÇO. O ANIMAL POR POUCO NÃO TEVE A COLUNA PARTIDA E QUASE FOI MORTO.
Por: Elieneh Pessoa
O veterinário Robert e tratadores tentam socorrer o animal
ITAPETINGA AGORA - O Parque Zoobotânico da Matinha em Itapetinga é uma unidade de conservação de grande importância histórica, mantida pelo Município de Itapetinga e possui uma área de Mata Ciliar conservada e uma coleção de animais silvestres brasileiros e exóticos, visitados por diversas instituições de toda a região. O parque disponibiliza sua área e seus recursos para realização de aulas práticas e teóricas à alunos de diversas unidades educacionais.
5 homens para medicar a piton
A realização de práticas educativas em unidades de conservação é necessária e enriquecedora por proporcionar ás pessoas, a contemplação de animais selvagens e raros, todavia para que isso seja feito de maneira proveitosa e segura é preciso que os alunos tenham consciência da importância de se respeitar e conservar os animais que estão contidos e em exposição nos Zoológicos.
A Escola Municipal Noralice Gusmão nesta semana está realizando um brilhante e importante trabalho com os alunos do sétimo ano, sobre os animais em unidades de conservação, utilizando os recursos do Parque da Matinha para construção do conhecimento. Durante as visitações de instituições e realização de aulas práticas o parque disponibiliza alguns profissionais para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento do público até a área do parque infantil. Quarta à tarde (18\05), após a explanação e acompanhamento dos professores e profissionais do parque, infelizmente, alguns jovens alunos retornaram ao recinto da Píton, sozinhos, e atiraram em cima da cabeça e das costas da cobra píton várias pedras grandes (mais de 20cm² e 700g). Atitudes como estas de poucos alunos podem prejudicar a educação de toda a sociedade uma vez que o parque da matinha é patrimônio para uso de todos. A cobra machucada, teve de ser contida e passar por exames veterinários, por pouco não teve que ser sacrificada.
A Piton de Itapetinga - 6,5 metros
A píton é um dos mais importantes animais em exibição do Parque da Matinha e que, por causa do seu grande porte (6m de comprimento) chama bastante atenção dos visitantes. A manutenção deste animal é de alto custo e por ser um animal raro e exótico é difícil de ser reposto, caso morra.
O secretário do Meio ambiente Carlos Leôncio e a Biológa Heneile Carvalho
Apedrejar animais indefesos é crime de maus tratos aos animais e uma cobra de grande porte alimentada, em processo de digestão e contida é um animal indefeso (LEI DE CRIMES AMBIENTAIS). Para que .

Comentários