PREFEITO DE JEQUIÉ DIZ QUE ‘MARCELINO GALO NÃO TEM O QUE FAZER´


O Prefeito de Jequié, Luis Amaral, concedeu entrevista ao BJM e falou sobre o projeto de lei do dep. est. Marcelino Galo, que propõe que Jequié e demais cidades, se torne região metropolitana de Vitoria da Conquista. LA não poupou palavras e soltou o verbo.
“Acho que o Marcelino Galo não tem o que fazer na Assembléia Legislativa do Estado, nós (Jequié) temos nossas próprias pernas, acho que Ele deveria se preocupar com projetos mais importantes do que esse. Nós temos nossa vida própria, fazemos parte da região do médio Rio das Contas. O Prefeito de Vitoria da Conquista, Guilherme Menezes, que sugeriu esse projeto absurdo, deveria mudar o nome CONQUISTA. Esse nome (CONQUISTA) foi adquirido em cima de que? Da morte dos índios Mongoiós que primeiro habitaram aquela região?” disse LA.  

RELATOS DA HISTÓRIA SOBRE A TRIBO MONGOIÓS
Os Mongoyó, sempre valentes guerreiros, continuavam a sofrer e não esqueciam as derrotas passadas perante os colonizadores e preparavam vinganças, mesmo depois de firmar acordo de paz. Passaram então a usar de um artifício para emboscar e matar os colonizadores estabelecidos no povoado. A estratégia consistia em convidar os colonizadores a conhecerem pássaros e animais selvagens nas matas próximas à atual Igreja Matriz, provavelmente as matas do Poço Escuro, atualmente uma reserva florestal. Ao embrenhar na mata o índio então com ajuda de outros, já dentro da mata emboscava e matava o homen branco, desaparecendo com o corpo. Isto de modo sucessivo, até que um colono, após luta corporal, conseguiu fugir e avisar às autoridades estabelecidas e demais colonos qual foi o destino de tantos homens desaparecidos. Do mesmo modo se estabeleceu uma vingança por parte dos colonos contra tamanha ousadia. Foram então os índios chamados a participar de uma festa e quando se entregavam à alegria foram cercados de todos os lados e quase todos mortos. Depois disto os índios embrenharam-se nas matas e o arraial conseguiu repouso e segurança. Este episódio passou a se chamar de o “banquete da morte”.

Comentários