PROFESSORES DAS UNIVERSIDADES QUEREM ATENDIMENTO DE SUAS REIVINDICAÇÕES

professor Cleber Rocha, do Comando de Greve da IES-BA. Foto: Gicult
Professor Cleber Rocha, do Comando de Greve da UESB. Foto: Gicult



Segundo informações da última assembléia dos docentes da UESB, realizada na última sexta-feira, nesta segunda (16) acontecerá mais uma audiência entre o Comando de Greve dos professores da IES-BA e o governo do estado. Segundo o professor Cleber Silva Rocha, Campus de Jequié, integrante deste comando de mobilização, os professores esperam que o a administração estadual traga propostas concretas para a categoria. Segundo ele, as Associações Docentes, como a ADUSB, já dialoga com a gestão deste de 2009, mas as questões não avançaram suficientemente. Houve apenas a incorporação de uma gratificação (GEAA) neste período, com o percentual de 27%.

“Chegamos a um limite”

O professor disse que o movimento luta contra o decreto governamental que proíbe a contratação de docentes. Além disso, informa, os trabalhadores querem o respeito à autonomia universitária e um acordo salarial que não proíba as futuras lutas por valorização profissional. Ele disse que a greve foi o último recurso. “Chegamos a um limite. Por isso deflagramos o movimento, que na UESB tem uma pauta interna, como a reivindicação por transparência do orçamento e aplicação dos recursos da instituição e término de várias obras iniciadas há alguns anos”, afirmou Cleber, professor do Departamento de Saúde.

Prejuízos

“As políticas do governo Wagner para o ensino superior estão prejudicando as universidades. As instituições carecem de recursos e de mais professores. Está havendo um sucateamento em muitas unidades e também a precarização do trabalho docente. Isto prejudica as atividades de ensino, pesquisa e extensão, ou seja, toda produção universitária para a sociedade”, alertou Cleber, para acrescentar que as atitudes do governo, como o corte dos salários, não vão intimidar a categoria.

Comentários