Pular para o conteúdo principal

Sedes da Copa terão prioridade para receber tecnologia 4G, diz governo


 
G1
Tecnologia da quarta geração é dez vezes mais veloz do que o 3G. Anatel deve lançar o edital de licitação ainda neste ano.
Tecnologia 4G permite assistir filmes com qualidade de Blu-Ray, em dispositivos móveis, enquanto são baixados pela internet
O governo federal vai priorizar as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 na implantação da quarta geração (4G) da telefonia móvel no Brasil , disse o diretor do Departamento de Banda Larga do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra de Oliveira. As 12 cidades-sede são Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
O 4G é o nome dado a um conjunto de tecnologias e padrões de transmissão de dados e voz por redes de telefonia celular. Alcança velocidades de cerca de 100 megabit (Mbps), uma taxa de transmissão cerca de dez vezes maior do que a máxima obtida atualmente pelo 3G, que é de 7 Mbps – o que as prestadoras vendem como plano de 1 Mbps.
“O 4G é para o celular, mas pode ser para o modem também. Além da velocidade com mobilidade, a vantagem do 4G é que, como é banda larga sem fio, permite chegar a lugares que não chegam atualmente, como a periferia”, afirmou Oliveira.

Comentários