iTunes online está ainda mais próximo: Apple fecha acordo de música por streaming com EMI e Warner

VEJA
Companhia de Steve Jobs está com quase tudo pronto para lançar serviço de música online, que poderá ser acessado através de PCs, Macs e dispositivos móveis, como iPads e iPhones. Acordo coloca Google e Amazon em estado de alerta.
Em breve, usuários poderão ouvir quantas músicas quiserem, através de uma mensalidade. Não será mais preciso 'comprar' música por música
Nesta semana, a Apple atingiu um objetivo que outras gigantes da tecnologia, como Google e Amazon, já perseguiram em vão: um acordo com grandes gravadoras para a reprodução de música no formato streaming. Nesta quinta-feira, a empresa liderada por Steve Jobs assinou contratos com a EMI e a Warner Music que garantem o feito. São esperadas agora respostas da Sony e da Universal.
A estratégia é fazer com que os consumidores escutem músicas em dispositivos da Apple, como iPhone, iPod e iPad, a partir de uma conexão de rede Wi-Fi ou 3G. Dependendo do sucesso do projeto, a empresa poderá oferecer o serviço também a dispositivos e plataformas das concorrentes, como o Android, sistema operacional do Google.
O plano de negócios envolve a assinatura mensal do serviço, ao invés de pagamento por canção. Dessa forma, o usuário pode acessar quantas músicas quiser, sem a preocupação de ter de pagar a mais por isso.
Nos últimos meses, tanto o Google quanto a Amazon lançaram seus próprios projetos de música via streaming, mas nenhuma das empresas conseguiu firmar contratos com estúdios de grande porte. “Não conseguimos um bom acordo em termos de valores. Não é como se nós não tivéssemos tentado”, justificou Eric Schmidt, que agora lidera o conselho diretor do Google, na última quarta-feira.
Atualmente, a Apple lidera o mercado de venda de músicas via internet através do sistema iTunes. A empresa também está apostando na distribuição de outros conteúdos, como vídeo e séries sob demanda.

Comentários