Pular para o conteúdo principal

Primeiro pinguim ‘perdido’ da temporada aparece em Porto Seguro

Rede Bahia | G1
Natural da Argentina, encalhe da espécie Magalhães ocorreu em Porto Seguro. Jovens, eles são trazidos por correntes marítimas após busca por alimentos. Fenômeno ocorre desde 2009.
Membros de Ong recepcionam o pinguím na praia de Porto Seguro
Um pinguim da espécie Magalhães foi encontrado na orla sul de Porto Seguro, na Área de Proteção Ambiental Caraiva-Trancoso, no último sábado (25). É o primeiro encalhe de pinguim vivo da temporada 2011 na Bahia, que se inicia em julho podendo se estender até novembro.
O animal está em isolamento do público e ficará sob cuidados da ONG Pat Ecosmar por pelo menos dois meses. Após tratamento, ele será enviado pelo Ibama ao Rio Grande do Sul, onde será recolocado por navios da Marinha em correntes marinhas com o o até o intuito de que volte ao seu local de origem, a costa da Argentina.
De acordo com o coordenador das equipes de campo, Paolo Botticelli, os pinguins que chegam ao extremo sul do estado são jovens inexperientes que se aventuram na pesca e acabam sendo levados pela força das correntes marítimas. A maioria vive nas costas da Argentina, Chile e Ilhas Malvinas, em climas menos amenos. “Os pingüins chegam muito magros e debilitados, na maioria das vezes doentes, com 30% a 60% abaixo do seu peso normal”, conta.
A quantidade de pinguins que chegam à orla pode variar e a sobrevivência do estado de saúde do animal. “Por causa das severas infeções eles precisam ser tratados com antibióticos e a recuperação dos animais pode demorar bastante”, descreve Paolo.
A base de praia da Ong em Porto Seguro receberá os pinguins resgatados desde a divisa do estado do Espírito Santo até a cidade de Belmonte, também no sul da Bahia. Com base em dados da Ong, a população de pinguins Magalhães na região em Punta Tombo, na Argentina, caiu em 22%. A organização acredita que o motivo seja a sobrepesca e a poluição marítima.

Comentários