Pular para o conteúdo principal

SÉRGIO DA GAMELEIRA: “O QUE IMPORTA NA VERDADE É O DESTINO E O FUTURO DE JEQUIÉ”

Os debates a respeito da realidade do município de Jequié e as futuras eleições para prefeito em 2012 já entraram na ordem do dia. Em todos os lugares, as pessoas já demonstram preferências. Nos partidos, os nomes já surgem para suceder o atual mandatário, Luiz Amaral, que não descarta concorrer à reeleição. Pelo PT (Partidos dos Trabalhadores), um dos nomes que se cogita é o de Sérgio Suzart, mais conhecido como Sérgio da Gameleira, um empresário vinculado a uma empresa do ramo alimentício e membro do partido há mais de onze anos. Formado em Economia pela UFBA e com 36 anos de idade, ele disse na entrevista ao GICULT que já colocou seu nome para a apreciação do partido para concorrer ao Executivo. “As urnas nos credenciaram a fazer esta postulação”, afirmou, se referindo ao resultado eleitoral da última eleição, quando ficou em segundo lugar em Jequié na disputa para deputado federal.
GICULT: Na última eleição você concorreu a candidato a deputado federal. Como você avaliou o resultado?
SERGIO DA GAMELEIRA: Tivemos praticamente 11 mil votos aqui em Jequié. 27 mil no total. 14 mil no Território Médio Rio das Contas. Isto nos colocou como candidato como o candidato a deputado federal do partido dos trabalhadores mais bem votado deste território. Foi uma campanha rápida, com pouco tempo, mesmo assim conseguimos ficar com a maior votação na sede do município e em segundo no geral. Nós alcançamos de forma bem direta os objetivos que foram traçados
Os investimentos dos governos estadual e federal
GICULT: Você é integrante do Diretório municipal do PT de Jequié e deve está ouvindo as cobranças por mais obras do governo do estado aqui na cidade. Qual sua opinião a esse respeito?
SERGIO: Nós temos uma opinião de que determinadas cobranças não procedem. Quando observamos a Prefeitura falar que ‘a cidade está cheia de obras, que nunca teve tantas obras em Jequié’, são obras estaduais e federais. Nós temos aqui em Jequié, do ponto de vista do governo federal, obras estruturantes que a médio e longo prazo serão fundamentais para o desenvolvimento de toda região. O IFBA, por exemplo, já é uma realidade. No âmbito do governo estadual, temos ações importantes. Se formos observar como eram as nossas estradas há 2 ou 4 anos atrás você vai verificar que todas as estradas estaduais que circulam Jequié estão reformadas com material de qualidade. Temos os investimentos que estão sendo feitos na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. São obras importantes do ponto de vista financeiro e estrutural. Só que a universidade não é gerida diretamente pelo governo do estado. Nela existe um Reitor e uma dinâmica própria.
Para a reformulação do trânsito de Jequié, veio recurso do estado. Quanto aos investimentos em segurança pública, o Secretário recentemente veio a Jequié e afirmou que vai implantar vários projetos, como a Ronda nos Bairros, por solicitação do vereador Deyvison. Já também os equipamentos do Olho de Gavião, o conjunto de Câmaras espalhadas em vários pontos centrais da cidade, que teve a parceria com o município e a sociedade organizada. O governo do estado tem muitos projetos voltados para Jequié. O que falta também é uma sintonia, uma simbiose entre o governo municipal e o estadual. Isso realmente não acontece. Você não vê o governo municipal se mobilizando para apresentar os projetos de interesse do município ao governo estadual. Isso se traduz no momento em que a gente vive.
GICULT: De qualquer maneira, há muitas críticas na Câmara de Vereadores e na imprensa a respeito da paralisação de algumas obras estaduais em Jequié, como a da Praça Cavalheiro de Aruanda (Caçambeiros), a do Centro de Saúde Almerinda Lomanto, no Joaquim Romão. Vocês do PT já estão fazendo gestão para a retomada destas obras?
SÉRGIO: Não tenha dúvida. Já conversamos com o deputado federal Josias Gomes (PT) e o Secretário de Planejamento, Zezéu Ribeiro. Estas obras são de vários recursos. As que não existem contrapartida, terão que ser resolvidas. Algumas, no entanto, foram paralisadas devido ao contingenciamento que veio de cima para baixo, do governo federal, com o objetivo de conter gastos e combater a inflação. O governo estadual teve que fazer o mesmo e isto afetou os municípios. Ultrapassado este momento, certamente as obras serão reiniciadas até o final do ano. Sabemos também que o deputado estadual Euclides Fernandes (PDT) tem acompanhado esta questão e feito as cobranças. Portanto, a gente espera que a partir do segundo semestre os projetos comecem a ser executados novamente.
A pré-candidatura
GICULT: Como você ingressou mais diretamente em uma disputa eleitoral recentemente, fala-se que seu nome está posto como pré-candidato do partido a prefeito de Jequié. O partido está discutindo esta possibilidade? Como está este debate na legenda?
SÉRGIO: Sem dúvida nenhuma é um fato. As urnas nos credenciaram a fazer esta postulação. É legítima a minha pré-candidatura. Temos um debate intenso. Temos figuras públicas que também disputaram eleição. Não foi apenas Sérgio da Gameleira que disputou o último pleito. Temos também o companheiro Isaac Cunha e a companheira Wilma Almeida. O partido tem outras lideranças também. No entanto, sem imposição, vamos colocar nosso nome em apreciação para o debate interno. Eu tenho certeza de que o Partido dos Trabalhadores estará unido em torno de um nome. Não teremos prévia. Lutaremos pela unidade. É uma orientação do partido em nível estadual. É uma orientação para trabalhar aqui para não ter prévia e sim uma candidatura unificada. Vamos trabalhar para que nosso nome seja o escolhido. Se não for, estaremos juntos com o nome que o partido escolher. O importante também é estar aberto para a discussão com os aliados, sem arrogância. Por isso, já estamos dialogando com todas as forças políticas que compõem a base do Governo Jaques Wagner e também com outras forças políticas. Na política as portas devem estar abertas para o diálogo amplo. O que importa na verdade é o destino e o futuro de Jequié. Estamos passando por um dos piores momentos da história política de nosso município.

Comentários