A FIOL, Ferrovia Oeste-Leste, vital para o desenvolvimento da Bahia e do Brasil
A Ferrovia Oeste/Leste eé vital para o Brasil.
A AMAVALE – Associação Dos Municipios da Serra Geral e Bacia do São Francisco - publicou esta semana, no jornal Valor Econômico, um informe publicitário com o titulo: “O SERTÃO BAIANO PEDE PASSAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO”.
Concordo plenamente com os argumentos da associação, a Bahia tem uma dívida de desenvolvimento beirando 40 anos, tudo isto em função de politicas públicas voltadas especificamente para atender necessidades de grupos politicos em detrimento de um projeto macro, onde todo estado fosse alcançado e suas potencialidades utilizadas para um bem maior: o povo.
Com o maior litoral brasileiro, a Bahia fica devendo (e muito) aos estados de Ceará, Pernanbuco e Espirito Santo, quando se fala em aproveitamento e aplicação de politicas publicas adequada para a utilização deste imenso potencial de desenvolvimento – não apenas turístico.
“Grandioso projeto”
O Complexo Porto Sul, que irá agregar todos os modais do projeto é um dos maiores complexos logísticos do Brasil, é um empreendimento que precisa avançar. Tentar impedir a instalação e ou a interrupção deste projeto é de uma burrice sem precedentes, devemos sim, buscar adeguar da melhor maneira possivel a harmonia entre o desenvolvimento e o meio ambiente. A Bahia não pode ficar olhando no retrovisor e vendo estados muito menores avançando enquanto estamos estagnados na “burrocracia” dos gabinetes e dos interesses politicos partidarios. As 20 prefeituras que assinam o manifesto em nome da AMAVALE devem somar-se a outras que necessitam e dependem deste grandioso projeto para o desenvolvimento dos municipios e do estado como um todo.
“Grandes investimentos”
O sertão realmente tem um potencial magestoso para o desenvolvimento de atividades economicas diversificadas – isto em posso atestar, porque durante quatro anos desenvolvi projetos nesta região, atravês do SEBRAE e do SESCOOP -, alem de contar com o sertanejo e sua força. O sertajeno necessita apenas de politicas publicas adeguadas para que sua força e seu trabalho dêem resultados. As dificuldades impostas para o avanço deste projeto implicam diretamente em deixar de trazer para a economia do estado e do Brasil riquezas jamais exploradas, em todo seu contexto: Sócio-Cultural-Econômico.
O Sertão detém riquezas, força de trabalho, inteligencia, beleza e a capacidade de extensões territoriais propícias para grandes investimentos ao longo da FIOL. O litoral não pode impedir o desenvolvimento e travamento deste imenso território baiano. Por sua vez, o Sudoeste deve buscar os mesmos meios que o Sertão tem buscado para que este projeto seja concluido o mais breve possível.
“Projeto vital”
Jequié tem muito para se modificar, modernizar e transformar-se verdadeiramente na Capital do Sudoeste baiano. A imprensa, os poderes constituídos e o povo desta terra necessitam ficar atentos para os riscos e ameaças que cercam o projeto de avanço da FIOL. Este é um projeto vital para todas as maiores regiões do estado – Oeste/Sertão/Centro Oeste/Sudoeste e Sul -. O chamamento da AMAVALE serve de alerta e de exemplo para as outras regiões alcançadas pelo projeto COMPLEXO PORTO SUL.
CLIQUE AQUI e assista ao vídeo sobre o Projeto da Ferrovia – trajeto e investimentos.
- Por Adanilton Fonseca - Administrador de Empresas, Teólogo e Consultor de Negócios Internacionais.
fonte: gicult.com.br
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