Seminário Nossa Senhora de Fátima passa por reformas

 

Reforma do telhado é a primeira e emergencial etapa
O Seminário Nossa Senhora de Fátima, uma das belas obras arquitetônicas de Vitória da Conquista, está passando por uma série de reformas que visam assegurar a preservação desse importante patrimônio histórico e religioso local. Em conversa hoje pela manhã com o Blog do Fábio Sena, o pároco Frei Pereira da Silva informou que, nesta primeira de três etapas, o telhado está sendo totalmente substituído na cúpula e nas laterais para dar fim às infiltrações que estão comprometendo a estrutura do prédio, que já apresenta fissuras na laje a na base. Somente a conclusão desta primeira etapa ficou avaliada em R$ 60 mil – a paróquia dispõe de apenas um terço deste valor.
Por isso, entre os fiéis, está sendo desenvolvida a campanha “Adote um metro de telhado”, no sentido de arrecadar fundos para assegurar a conclusão da obra no tempo mais breve possível, uma vez que o telhado precisa estar totalmente recuperado antes que caia qualquer chuva na cidade, o que traria prejuízos incalculáveis para a igreja. Pessoas, comerciantes e grupos empresariais interessados em colaborar com recursos financeiros ou doação de material podem manter contato diretamente na secretaria do seminário, bem como podem fazer o depósito na Agência Bradesco 3530, na Conta Corrente 4482-2.

Uma vez finalizada a obra emergencial de reforma do telhado, o pároco Frei Liomar quer dar continuidade com a reforma do piso, da fachada e da capela de batismo, além de melhorias que precisam ser promovidas nas rampas externas e no sistema de som da igreja. Ele também cultiva a idéia de um mezanino.
A terceira etapa das reformas – e talvez uma das mais interessantes – refere-se ao porão do seminário, uma imensa área ainda hoje sem uso mas que foi pensada pelo Frei Benjamin para abrigar urnas funerárias. O espaço vai receber revestimento nas paredes, sistemas de iluminação e de refrigeração. O local recebeu de Frei Benjamin o nome de Capela das Almas do Bom Jesus, mas à época não houve recursos suficientes para dar continuidade ao projeto.
fonte: blogdofabiosena

Comentários