Pular para o conteúdo principal

“Brasil é nosso alvo preferencial”, afirma Tim Cook durante evento da Apple

Info Online
Sem revelar detalhes, CEO insinua que país pode receber investimentos pesados da marca em 2012, ao lado da China. Apple foi confirmada a companhia mais valiosa do mundo.
Durante a apresentação de resultados da Apple, Tim Cook, o substituto de Steve Jobs no comando da empresa, afirmou que o Brasil é um mercado estratégico. Para ele, o mercado brasileiro reserva uma grande oportunidade para a Apple, já que está em franco crescimento e conta com uma população que gosta de comprar tecnologia.

Por essa característica, segundo Cook, o país, depois da China, é o mercado emergente onde a Apple mais investirá dinheiro, tanto na produção de produtos como na venda. Apesar do potencial, Cook não revelou quando a Apple abrirá lojas no país (a China, por exemplo, já tem a sua loja). Afirmou, no entanto, que a Apple pensa no assunto, mas que qualquer decisão a respeito do assunto não será em curto prazo.
Por enquanto, ele diz que a empresa conta com sólidas parcerias para a venda produtos, incluindo a loja online da empresa, e que essa estratégia será mantida.
Marca mais valiosa
As ações da Apple subiram para o patamar mais elevado em mais de três anos, uma vez que as fortes vendas de iPhones e iPads ajudaram a companhia a superar as expectativas de Wall Street, levando analistas a levantar seus preços-alvos da ação em mais de 100 dólares.
As ações da companhia, que apresentou o resultados trimestrais completos sem o carismático fundador Steve Jobs, que morreu no ano passado, subiam 6,09 por cento, a 445,99 dólares (às 15h21, horário de Brasília). Em seu maior patamar, o salto da ação adicionou aproximadamente 32 bilhões de dólares ao valor de mercado da Apple, ajudando a companhia a ultrapassar a petrolífera Exxon Mobil para se tornar a companhia mais valiosa com capitalização de mercado de 430 bilhões de dólares.
Durante o trimestre que inclui a temporada de final de ano, a Apple vendeu 37,04 milhões de iPhones – seu carro-chefe – e 15,43 milhões de tablets iPad, o dobro na comparação com o ano anterior. ”Cresceram as expectativas sobre a popularidade do iPhone 4S em todo o mundo, e os resultados de dezembro na noite passada ainda foram impressionantes”, disse o Brigantine Advisors em nota.
Pelo menos 15 corretoras aumentaram seus preços-alvo dos papéis da empresa, com duas delas esperando que alcance 650 dólares nos próximos 12 meses. O Citigrup, que subiu o preço-alvo em 100 dólares, para 600 dólares, espera “outro ciclo estelar de produtos este ano com a renovação do iPad em março”. O momento do crescimento tem sido direcionado pelo crescimento na China e um canal de estoques baixos, disseram os analistas do Citigroup.
Neste trimestre, as reservas de caixa e dívidas da Apple chegaram a quase 100 bilhões de dólares — aumentando a especulação de que a Apple deve usar uma porção de seu saldo de caixa para entregar dividendos aos investidores.
A Apple pagou dividendos pela última vez em 1995 — é uma das poucas companhias de tecnologia com caixa que resistem ao pagamento de dividendos. O diretor financeiro Peter Oppenheimer afirmou na terça-feira que a Apple estava “discutindo ativamente” o fluxo de caixa, mas não tinha nada para anunciar.

Comentários