Pular para o conteúdo principal

Itapetinga foi onde mais se demitiu em 2011, segundo Ministério do Trabalho

iBahia
Importante polo calçadista do Sudoeste baiano perdeu 2749 vagas formais no ano passado.
Funcionários demitidos da Vulcabrás/Azaléia lotaram agência da CEF em Itapetinga, para dar entrada no seguro-desemprego
Itapetinga foi a cidade brasileira que mais demitiu em 2011, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. A cidade baiana, localizada a 562 km de Salvador, apresentou perda de 2749 vagas formais no ano passado.
O secretário de finanças de Itapetinga, Zenóbio Cerqueira, indica o fechamento de fábricas da Azaleia como o motivo para o título. Segundo dados fornecidos por Flávia Santana, técnica do Observatório do Trabalho da Bahia e economista do Dieese, das 2749 vagas de trabalho fechadas no município de Itapetinga em 2011, 98,8% foram do setor de indústria da transformação (2717), que inclui a indústria calçadista, ramo que inclui a Azaleia.


De janeiro a novembro de 2011, a indústria de calçados registrou uma perda de 2308 empregos. “A empresa mais relevante da indústria de calçados de Itapetinga é a Azaléia”, diz Flávia, que ressalta que não há como afirmar que esta empresa tenha sido responsável pelas demissões, pois ainda há uma limitação para detalhar os dados que comprovem isto. Entretanto, ela afirmou que a Azaleia foi uma empresa que demitiu bastante ao longo do ano e também apresentou redução significativa do número de funcionários da fábrica de Itapetinga

Comentários