Distrito Industrial dos Imborés


DII - Distrito Industrial dos Imborés - inaugurado no dia 7 de março de 1975

(foto: José Silva - abril de 2011)



DII foi inaugurado em 1975



O Distrito Industrial dos Imborés foi implantado em 1975, numa área de 499 hectares, localizado a 5km ao norte do centro da cidade, pela BR-116, que o liga ao sistema nacional de rodovias. A rodovia BA-262 provém acesso ao Sudeste pelo sistema ferroviário (através da RFFA de Brumado). A BR-415 conecta Vitória da Conquista ao Porto de Malhado em Ilhéus. Teve um custo de implantação estimado na época em 169 milhões de cruzeiros. Funcionou inicialmente com apenas duas indústrias.
A primeira fábrica a se instalar no DII foi a “Teiú”, do grupo Marinho de Andrade, que já estava lá desde sua fundação em 1957 e continua lá até hoje, instalada numa área de 30 mil metros quadrados. A velha saboaria virou uma grande empresa graças ao empenho do empreendedor cearense José Pinho Marinho de Andrade, casado com uma legítima conquistense (filha de Vivaldo Mendes). São 20 mil metros quadrados só de área construída.



Primeira sede da fábrica de sabão "Teiú" (1957)



Também já estiveram por lá a SUISA (Matadouro e Frigorífico de Suínos), TRANSMINE (Transportes de Minérios) e LAVISA (Laticínios Vitória da Conquista S.A). Não existem mais. Mas continuam lá até hoje a Coca-Cola (franqueada a Gilberto Leite e, desde 1998, ao Grupo Norsa), a CIEMIL (Comércio, Indústria e Exportação de Minérios Ltda.), desde sua fundação em 5 de agosto de 1971, a IMACICOL (Indústria de Mármores e Artefatos de Cimento) e a ZÓKIS (Coberturas Metálicas), entre outras.
O pólo industrial de Conquista foi montado no período em que o Brasil se encontrava no chamado “Milagre Econômico” (1968/1973), uma estratégia de expansão industrial que levou o país a um clima de “euforia desenvolvimentista”. Os governos federais do período de 1964 a 1974 criaram programas para o desenvolvimento do Nordeste, e Conquista fazia parte dos planos desses programas, uma vez que o Município estava incluído no chamado Polígono das Secas no Programa da SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste)
   fonte: http://tabernadahistoriavc.blogspot.com
hhttp://tabernadahistoriavc.blogspot.com/2011/08/distrito-industrial-dos-imbores.html

Comentários