Pular para o conteúdo principal

Líbia: Comando rebelde diz que ordem é capturar Kadafi com vida


Último Segundo
Rebeldes dizem ter controle de 95% de Trípoli; segundo fonte do Pentágono, EUA acreditam que líder não deixou a Líbia.
Imagens de Kadafi são queimadas por toda Trípoli. Na prática, o regime do ditador já terminou
Combates violentos explodiram nesta segunda-feira em Trípoli em volta do quartel-general do líder líbio Muamar Kadafi, horas após rebeldes terem assumido o controle da maior parte da capital. Não há informações sobre se Kadafi está no local ou sobre qual seria seu paradeiro. À Reuters, um funcionário do Pentágono disse que EUA não acreditam que Kadafi tenha deixado a Líbia.
Segundo um porta-voz dos rebeldes, no começo da manhã (horário local), tanques saíram do QG de Kadafi, conhecido como Bab al-Aziziya, e começaram a disparar. Uma intensa troca de tiros ainda acontece no local.
Em uma coletiva concedida nesta segunda-feira em Benghazi, epicentro dos protestos e reduto opositor localizado no leste do país, o chefe do Conselho Nacional de Transição (CNT, órgão político dos rebeldes líbios), Mustafa Abdul Jalil confirmou que Bab al-Aziziya e as áreas ao redor do complexo ainda não estão sob controle da oposição em Trípoli. “Não podemos dizer que os rebeldes detêm o controle completo (da capital)”, disse, acrescentando que “o real momento da vitória será quando Kadafi for capturado”.
Os rebeldes consolidaram no domingo o avanço iniciado sábado sobre Trípoli, enfrentando poucos bastiões de resistência em meio a sinais de que o regime de 42 anos está prestes a cair. De acordo com o representante do CNT no Reino Unido, Mahmoud Nacua, nesta segunda-feira a oposição controla 95% da capital.
Nacua confirmou que combates continuam em algumas áreas da cidade e disse que, embora o paradeiro de Kadafi seja desconhecido, acredita-se que ele ainda esteja na Líbia. “Vamos levantar pedra por pedra até encontrá-lo, prendê-lo e levá-lo a um tribunal”, afirmou. O porta-voz do regime de Kadafi, Moussa Ibrahim, disse que os confrontos em Trípoli deixaram 1,3 mil mortos na cidade. O número não pode ser confirmado de forma independente.

Comentários