Pular para o conteúdo principal

Fagulha de lâmpada pode ter provocado desastre no galpão da Insinuante em Lauro de Freitas

A Tarde
Funcionário diz que o fogo começou no setor de sofás, colchões e lavadoras.
O depósito da loja Insinuante, em Lauro de Freitas, pega fogo na manhã desta terça-feira (10). O incêndio de grandes proporções começou por volta de 6h, de acordo com policiais da 52ª Companhia Independente de Polícia Militar.
De acordo com os bombeiros, o fogo estaria sendo controlado, mas a corporação enfrentou dificuldades porque falta água. Para ajudar, carros-pipa da Concessionária Bahia Norte, Infraero, Polo Petroquímico e da Defesa Civil de Camaçari abastecem as sete viatuaras dos bombeiros que estão no local. O funcionário Romilton Oliveira disse ter visto o incêndio começar a partir de um curto-circuito em uma lâmpada. A fagulha teria caído em cima da embalagem de uma geladeira, composta por isopor e plástico, e iniciado o foco de incêndio.
De acordo com o conferente do depósito, Ricardo Pereira, 26, havia cerca de 25 pessoas trabalhando no local quando o fogo começou no setor de sofás, colchões e lavadoras. Eles acionaram o Corpo de Bombeiros e tentaram debelar as chamas. “O fogo estava muito alto, tinha muito material inflamável. Parte do teto desabou e a gente teve que sair”, conta.
O coordenador da Defesa Civil de Lauro de Freitas, Ápio Vinagre, que está no local para avaliar a dimensão do sinistro, confirmou que o fogo começou no depósito de colchões. Ele também confirmou que os bombeiros tiveram dificuldades de conseguir água para realizar o trabalho. As equipes buscam água nas imediações, com empresários e hotéis que tenham algum tipo de reservatório.
O teto do depósito, que está repleto de material inflamável, cedeu em alguns pontos. A intensidade da fumaça, que chegou a ser vista da orla de Salvador, já começa a diminuir e não compromete pousos e decolagens no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães porque o vento a leva para a direção oposta.
Diversos funcionários foram acionados para retirar mercadorias de dentro da área do depósito que não foi atingida e colocar em mais de 10 caminhões que estão estacionados no local. Um deles, Velmer Barbosa, passou mal e foi atendido pela viatura da Samu. Além das sete viaturas do Corpo de Bombeiros que trabalham na área, há unidades de combate a incêndio da Infraero e do Polo Petroquimico. Uma viatura da PM fecha a entrada do prédio para impedir o trânsito de veículos.
Insinuante
Em nota oficial, a Insinuante informou que não houve vítimas no incêndio. Leia íntegra da nota:
“A Insinuante informa que no incêndio do Centro de Distribuição da Bahia, em Lauro de Freitas, não existe nenhuma vítima. O fogo teve início às 6 horas de hoje e não havia nenhum funcionário no Galpão no momento. O Corpo de Bombeiros já está no local isolando a área e ainda não é possível estimar o prejuízo. Todas as medidas de segurança foram tomadas para preservar a integridade física dos colaboradores”.
Embasa
Também em nota oficial divulgada para a imprensa, a Embasa informou o envio de quatro carros-pipa para o depósito da Lojas Insinuante, para ajudar o trabalho do Corpo de Bombeiros. Além disso, para ajudar no combate, a empresa está disponibilizando três carros high velocity, veículos com jatos d´água utilizados na lavagem de rede de esgoto.
Ainda de acordo com o comunicado, a Embasa informa que, na região da Estrada do Coco, existem três hidrantes: na Avenida Luis Tarquínio, em Vilas do Atlântico e na Base Aérea de Salvador. Todos, segundo a empresa, estariam com vazão suficiente para abastecer os carros dos Bombeiros. A Embasa ressalta que o abastecimento de água no município de Lauro de Freitas está regular.
A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, disse que a falta de água que atingiu o município e diversos bairros de Salvador neste feriadão de Semana Santa não interferiu no combate ao incêndio. ”Não tem nada a ver com a falta de água. Até porque o abastecimento já foi restabelecido. (A falta de água) não é a causa do incêndio ter se avolumado tanto. O que dificultou foi o local do incêndio que não é de fácil acesso e o tipo de produto atingido, que é altamente inflamável”.

Comentários