Pular para o conteúdo principal

Google Chrome já superou o Internet Explorer no Brasil, diz comparador

Info Online
Os números da Navegg confirmam os que foram levantados pela americana StatCounter. Para ela, o Chrome superou o Internet Explorer no Brasil já em novembro do ano passado.
Dados da empresa de publicidade na web Navegg confirmam que o Chrome, do Google, já é o navegador mais usado no Brasil, superando o Internet Explorer, da Microsoft. A liderança do Chrome no país já havia sido apontada antes por outra empresa, a StatCounter.
CLIQUE AQUI para baixar e instalar o Google Chrome.
A Navegg – do grupo que também possui o comparador de preços Buscapé – diz que monitora a navegação de 75 milhões de usuários em 5 mil sites da web. Em março, o Chrome foi responsável por 35% dos acessos a esses sites, contra 33% do Internet Explorer. O Firefox, que vem perdendo participação, fica em terceiro lugar, com 20%. Em seguida vem o Safari, da Apple, com 8%.
A Navegg considera tanto browsers usados em computadores pessoais como aqueles instalados em smartphones e tablets. Entre os internautas monitorados pela empresa, 92% dos acessos à web são feitos por PCs, 5% por smartphones e 3% por tablets.
Os números da Navegg confirmam os que foram levantados pela americana StatCounter. Para ela, o Chrome superou o Internet Explorer no Brasil já em novembro do ano passado e tem, hoje, 45% de participação no mercado. Em suas contas, o Internet Explorer tem apenas 31% e, o Firefox, 22%.
A situação muda quando se considera todo o mercado mundial. A StatCounter aponta que o Internet Explorer mantém a liderança global com 35% dos acessos à web. O Chrome, que continua crescendo, tem 31%; e, o Firefox, 25%. O browser do Google é mais usado no Brasil, na Índia e na Rússia. Mas é menos popular em países como Estados Unidos, Alemanha e China.
Mas esses números não são uma unanimidade. Como cada empresa monitora sites diferentes, os dados levantados por elas nem sempre coincidem. Outra companhia, a Net Applications, diz que, entre os usuários de PCs, o Internet Explorer é responsável por 54% dos acessos à web no mundo. Segundo esses dados, o browser da Microsoft mantém ampla liderança em relação ao segundo colocado, o Firefox, que tem 21%. Neles, o Chrome só aparece em terceiro lugar, com 19%.
PC x Mac
A pesquisa da Navegg revela outros dados curiosos sobre os brasileiros na internet. Ela aponta, por exemplo, que o Windows é preferido pelos mais jovens. Entre as pessoas que usam o sistema operacional da Microsoft (presente em 94% dos PCs), 48% têm entre 25 e 34 anos. As mulheres são 52%. Já o Mac é mais usado, no Brasil, por homens (87%) um pouco mais velhos (60% têm entre 35 e 49 anos).
A distribuição de idades se repete quando se compara o iPhone com os smartphones com Android. Entre os que usam o sistema operacional do Google, 49% têm entre 25 e 34 anos, a faixa etária predominante entre eles, e 56% são homens. Já os usuários de iPhone são 87% homens e 67% têm entre 35 e 49 anos.
A pesquisa não aborda as razões para essas diferenças de idade. Mas uma possível explicação está no fato de os produtos da Apple terem preços acima da média do mercado. Assim, estudantes e profissionais em início de carreira, com menor poder aquisitivo, tendem a optar por outras marcas. A Navegg aponta, ainda, que 58% dos usuários de tablets têm entre 35 e 49 anos. Esse dispositivo ainda é relativamente raro entre os jovens no Brasil.

Comentários