Reunião destaca a importância do São João para a economia de Jequié



Irailton, da Sec. M. de Cultura, fala sobre o São João 2012 de Jequié. Foto: PMJ
Irailton, da Sec. M. de Cultura, fala sobre o São João 2012 de Jequié. Foto: PMJ
Mais de 80% dos leitos da rede hoteleira de Jequié já estão reservados para o São João de 2012 e é crescente a procura por imóveis particulares para alugar. A informação foi transmitida durante a reunião do Conselho Comunitário, realizada na quarta-feira (02/05/12), com a finalidade de abordar sobre os festejos juninos da cidade. Na ocasião, o diretor administrativo da Secretaria de Cultura e Turismo, Irailton Santos, fez uma explanação sobre a organização da Vila Junina e do São João da Praça da Bandeira. Ele informou que a Prefeitura de Jequié, seguindo orientação do prefeito Luiz Amaral, tem promovido redução de valores dos investimentos, mas garantiu que os cortes não vão comprometer a qualidade dos festejos.
Empregos

Vários membros do Conselho Comunitário destacaram a importância dos festejos juninos não somente pela valorização e fortalecimento dos movimentos culturais, mas também por representar oportunidades de desenvolvimento econômico. “Geralmente, no mês de junho, a arrecadação do município sobe sete posições”, informou o representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Dickson Magno. O diretor Irailton, por sua vez, acrescentou que, nesse período, são criados cerca de 13 mil empregos, somente músicos são mais de 400 envolvidos na programação.

Oportunidades

Este evento, que movimenta a economia da cidade, cria não somente ocupação para milhares de trabalhadores, mas também oportunidades de negócios para os mais diversos segmentos econômicos. “Os festejos juninos são aguardados com muita expectativa por comerciantes e prestadores de serviços”, disse. Esses investimentos, que resultam no aumento da arrecadação, vão beneficiar a população com as melhorias advindas das obras que serão realizadas e dos serviços públicos que, por certo, serão oferecidos a partir desse incremento de receita.

Captação de recursos

Depois da apresentação da programação e providências que vêm sendo adotadas pela Prefeitura, inclusive sobre o processo de captação de recursos, Irailton Santos passou a responder questionamentos feitos pelos conselheiros. O presidente do Conselho Comunitário, Maurício Cavalcante, falou sobre a orientação do TCM em relação aos municípios que enfrentam problemas com a seca e desejou boa sorte aos organizados dos festejos juninos. O presidente da Associação Jequieense de Imprensa, Emanuel Andrade, disse que mobilizará os profissionais e as empresas da área de comunicação social para que todos possam abraçar o São João, pela sua importância para Jequié. O representante da CDL, Dickson Magno, enalteceu o esforço da Prefeitura para viabilizar a festa com menos recursos, mas sem perder o seu brilho. O conselheiro Juracy Novato disse que é preciso ter a festa.

Programação

Os festejos juninos começam no dia 1º com a Festa do Padroeiro, organizada pela Igreja Matriz Santo Antônio, que vai até o 13 de junho. No dia seguinte, terá início da Vila Junina (Praça Ruy Barbosa), com quadrilhas e outras brincadeiras; e de 22 a 24 o São João da Praça da Bandeira com Elba Ramalho, Cavaleiros do Forró, Flávio José, Targino Gondim, Cangaia e outras atrações. As festas alternativas (Margarida, Namoral, Budega e Amigos do Dan) também contrataram grandes nomes da nossa música como Ivete Sangalo, Mastruz do Leite, Edgar Mão Branca.

- Fonte: PMJ

Comentários