Professores do município de Jequié encerram a greve

Professores lotaram a Câmara de Vereadores de Jequié para apreciar proposta do Executivo. Foto: Gicult
Professores lotaram a Câmara de Vereadores de Jequié para apreciar proposta do Executivo. Foto: Gicult
Em assembleia geral encerrada ao meio-dia desta quarta-feira (28), os professores da rede municipal de Jequié terminaram a greve depois de acordo salarial firmado com a Prefeitura. Após amplo debate a respeito da aplicação do Piso Salarial, o governo decidiu acatar a reivindicação da categoria, representada pela APLB-Sindicato, e aplicou os percentuais dos Piso Salarial de 22,22% - definido pelo MEC - no nível 1 da carreira e 10 e 9% para os níveis de 2 a 4, conforme o Plano de Carreira. O valores salariais do reajuste serão retrativos ao mês de janeiro de 2012 e serão pagos em duas vezes, correspondente até agosto e o restante de setembro a dezembro.
Além disso, o sindicato informou que o governo se comprometeu em agilizar os processos de mudança de nível e os outros de interesse da carreira dos docentes.
Depois de esclarecida a proposta, os professores votaram a favor e decidiram encerram a paralisação. O retorno às salas de aula será amanhã, quinta-feira 29.
Como houve o acordo, a Prefeitura deve enviar a mensagem (projeto) para apreciação e aprovação da Câmara de Vereadores até o dia 14 de abril, devido a Legislação Eleitoral.
fonte: gicult.com.br

Comentários