CIDADES REALIZAM CONFERÊNCIAS DE SAÚDE NA REGIÃO DE JEQUIÉ, INFORMA 13ª DIRES

Joilda, Jorge Sampaio, Sebastião Elói e Rita Rodrigues informam os resultados das Conferências Municipais na região. Foto: Gicult
Joilda, Jorge Sampaio, Sebastião Elói e Rita Rodrigues informam os resultados das Conferências Municipais na região. Foto: Gicult



Para fazer um balanço sobre o término das Conferências Municipais na região da 13ª Dires, com sede em Jequié, o diretor da instituição, Sebastião Elói, convidou a imprensa da cidade, nesta terça-feira 16. Segundo o diretor, houve uma grande participação das cidades, com envolvimento da comunidade e dos poderes públicos. “O SUS e seu funcionamento esteve em debate durante as conferências. Precisamos fortalecer o sistema e assim levar a saúde de qualidade para os cidadãos”, afirmou.

“Inclusão social”

Jorge Sampaio e Rita Rodrigues, articuladores das Conferências nos 25 municípios, acreditam que o envolvimento das pessoas vai contribuir para o SUS tornar-se ainda melhor. “As propostas surgidas nos encontros indicaram as deficiências dos sistemas municipais. Os delegados eleitos para a Conferência Estadual, que acontecerá entre os dias 12 a 15 de setembro, terão o compromisso de identificar as demandas da população e aprovar resoluções que fortaleçam a rede pública de saúde”, acrescentou Rita. Os investimentos governamentais nas três esferas governamentais precisam aumentar, segundo Jorge. “O SUS é um dos maiores sistema de inclusão social do mundo. Mesmo sendo criticado sistematicamente por determinados setores da grande mídia, a rede funciona e atende a povo mais carente e a todos que dele necessita. A ampliação das verbas, inclusive com a regulamentação de uma Emenda que tramita no Congresso, vai contribuir para a eficiência do atendimento e prevenção nas unidades de saúde em todos os lugares”, disse.

“Muitas propostas”

Para os jornalistas, Joilda Gomes, integrante do Conselho Estadual de Saúde, falou que as conferências que acompanhou na região, como as de Brejões e Jaguaquara, teve um diferencial, pois os municípios fizeram muitas propostas. “Isto é importante. A população precisa se apropriar do sistema. Por isso que o governo estadual está investindo nas conferências .
fonte:  gicult.com.br

Comentários