Pular para o conteúdo principal

Anatel: se operadora derrubar ligação, nova chamada deve ser gratuita


Gizmodo
A Anatel deve votar a medida ainda esta semana; depois, ela entrará em consulta pública por 15 dias.
Quando você está no meio de uma ligação no celular e ela cai, você precisa rediscar e pagar pela nova chamada. A Anatel quer mudar isso: se a ligação cair e você rediscar em até dois minutos, ela será de graça. A nova medida, se aprovada, será universal: valerá para todos os planos de celular – pré, pós, por minuto, por chamada – e para todas as operadoras.
A nova regra determina que chamadas celular-fixo e celular-celular, se interrompidas por causa da operadora, poderão ser refeitas de graça em até dois minutos. A Anatel deve votar a medida ainda esta semana; depois, ela entrará em consulta pública por 15 dias. Depois que a Anatel descobriu “indícios” de que as chamadas da TIM têm queda acima da meta (estipulada pela agência), decidiu-se criar uma solução para manter a qualidade do serviço no Brasil. O objetivo da agência é proteger os clientes de planos que cobram por ligação.
Bem, se uma ligação cai por causa da operadora, é razoável pedir que a própria operadora pague pela nova ligação. Mas como a Anatel vai fiscalizar isso? E se a segunda chamada também cair por causa da operadora? Teremos mais detalhes quando a proposta for votada pelo conselho da Anatel.
Enquanto isso, a TIM continua em apuros. O Ministério Público do Paraná (MP-PR) acusava a TIM de derrubar chamadas de propósito, mas agora o caso está nas mãos da Justiça Federal. O MP-PR pede a proibição de novas linhas da TIM no Estado, mais indenização em dobro por cobranças indevidas.

Comentários