Pular para o conteúdo principal

Em seu pior momento, Facebook atualiza apps para iPhone e iPad


Info Online
Além do fracasso na Nasdaq, rede social quer superar a “má fama” de seus aplicativos em dispositivos móveis.
Calcanhar de Aquiles: Facebook perdeu audiência para outras redes sociais (além de ganhar a desconfiança de investidores), por conta seus aplicativos móveis, considerados “muito lentos”
Após perder cerca de 50% de seu valor de mercado projetado em 108 bilhões de dólares no dia de sua estreia na bolsa eletrônica Nasdaq, o Facebook apresentou novos aplicativos da marca para smartphones e tablets Android e iOS.
De acordo com analistas, a migração dos usuários do Facebook de desktops e notebooks para dispositivos móveis é a principal razão de desconfiança dos investidores para com a rede social. Isso ocorre por que, nos produtos móveis, a experiência de uso do Facebook não é tão intensa quando no desktop e, em particular, é mais difícil monetizar a audiência em smartphones. Por isso, há sérias dúvidas sobre como o Facebook fará para manter sua receita em expansão.
A medida anunciada hoje, no entanto, dá uma resposta forte, ao menos para os usuários. De acordo com Mick Johnson, gerente de produto da marca, o Facebook refez do zero seus apps para Android, iPhone e iPad. Ao invés de usar códigos HTML 5, no caso dos apps para iOS, o gigante social preferiu criar um app em Objective C, linguagem que deixou a aplicação mais leve e veloz. “O Facebook 5.0 para iOS é duas vezes mais rápido que a versão anterior quando é aberto e ao rolar a lista de notícias e abrir fotos nela”, escreveu Mick Johnson, no site da empresa.
Segundo Johnson, antes, as notícias demoravam vários segundos para aparecer quando o app era iniciado. Agora, o processo leva poucos segundos. Entre as mudanças estão um aviso no topo do app que mostra quando há um novo post no feed de notícias do usuário. No iPad, tornou-se possível ver a linha do tempo dos usuários. O Facebook 5.0 já está disponível na App Store para download.
Já na versão para Android, o Facebook ganhou uma atualização mais modesta. Os acréscimos são recursos que facilitam a criação de eventos e a publicação de fotos. Agora, é possível selecionar e transferir múltiplas imagens para a rede social numa única operação. O download está disponível no Google Play.
Com as mudanças, o Facebook deseja sinalizar que está atento para a mudança no perfil de uso de seus usuários e será capaz de manter uma elevada atenção de seus clientes também nos dispositivos móveis. Agora, falta demonstrar para o mercado como a rede social conseguirá monetizar a audiência móvel.

Comentários