Pular para o conteúdo principal

Windows 8 avisa a Microsoft sobre cada programa que o usuário instala, diz especialista em segurança


TechTudo
Pesquisador alerta que nível de criptografia da comunicação com a MS é baixo, o que pode ajudar ações de hackers.
Windows 8 Smartscreen preocupam especialistas em segurança da informátic
Nadim Kobeissi, pesquisador de segurança em computadores, conseguiu notar que a Microsoft será avisada sobre todos os programas que o usuário instala no Windows 8. Este recurso é chamado de SmartScreen e o objetivo dele é de combater hackers que instalam apps em terceiros.
De acordo com Kobeissi, a ferramenta está ativa por padrão no novo Windows e também servirá como porta de segurança para avisar o usuário se tal programa é seguro, ou não. Quando um novo programa está sendo instalado, algumas informações são enviadas para a Microsoft e uma resposta é recebida pelo computador com o certificado de autenticidade do aplicativo, ou não. Isso significa que desde um programa pesado como o Photoshop, até um simples player de músicas como o Winamp, será analisado pela Microsoft em tempo real – desde que a internet esteja ativa.
O problema é que esta comunicação entre o computador e a Microsoft pode ser interceptada, e o nível de criptografia é baixo o suficiente (ela utiliza o padrão HTTPS da internet) para que um hacker com certo conhecimento pode montar uma lista dos programas instalados em algum computador. O pesquisador ainda comenta que o recurso pode ser desabilitado, mas os passos não são simples e podem desencorajar muitos usuários. Com estas informações publicadas, o SmartScreen pode ser uma ótima fonte de segurança para o computador, além de uma ameaça para o usuário.

Comentários