Pular para o conteúdo principal

Anatel: ligações da TIM caem 4 vezes mais que de outras empresas


O Globo
Agência ainda não tem certeza que todas as quedas foram provocadas pela operadora, que até o momento ainda não se manifestou.
Os técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) verificaram que a queda das ligações dos celulares da TIM em todo o país é quatro vezes maior do que a das outras empresas do setor, segundo fiscalização realizada pela agência em março deste ano. O superintendente de Serviços Privados da Anatel, Bruno Ramos, disse nesta terça-feira que foi aberto um processo administrativo para analisar e verificar os dados.
- Existem indícios de mais quedas de chamadas nos planos da TIM – admite o superintendente. Bruno Ramos esclareceu, no entanto, que não se pode afirmar que as quedas ocorrem somente por culpa da TIM, vários motivos podem levar a derrubada das ligações, por exemplo congestionamentos de rotas das chamadas, das antenas (estações rádio base) ou também de chamadas de outras empresas.
O relatório da fiscalização da Anatel com os índices de queda das ligações do Plano Infinity da TIM foi divulgado na ação coletiva de consumo contra a operadora pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor do Paraná apresentada hoje a Justiça e publicada em matéria pela “Folha de S.Paulo”.
Segundo dados divulgados na ação da Promotoria, enquanto a taxa máxima de queda de chamadas permitida é de 2% no Plano Infinity em todo o Brasil, segundo dados da própria Anatel, ela chegava a 35,26%.
A Anatel divulgou nota informando que o relatório de fiscalização citado no matéria da jornal “integra procedimento administrativo para averiguar descumprimento de obrigações que se encontra em fase de instrução”. Segundo a agência deve ser dado direito de resposta à prestadora e apenas ao final do processo cabe à Anatel tomar providências. Veja a íntegra da nota de esclarecimento enviada pela Anatel:
“Em relação à notícia ‘TIM derruba sinal de propósito, diz Anatel’, publicada na ‘Folha de S. Paulo’ de hoje, a Agência esclarece que o relatório de fiscalização mencionado pela reportagem integra procedimento administrativo para averiguar descumprimento de obrigações que se encontra em fase de instrução. Somente após a regular tramitação do processo, com direito ao contraditório e à ampla defesa da prestadora, a Agência irá deliberar sobre o assunto e adotará as providências legais e regulamentares cabíveis.”

Comentários